segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Três “anjinhos” diretamente do túnel do tempo



Esses três elementos estão no meio do carnaval de Itabaiana, em fins da década de 70. David do Monte, eu e Osório Cândido, o “Índio”.

 

Notar as calças “boca de sino” dos meninos, moda na época. Eu imitava meu ídolo de então, Raul Seixas, por isso a barba e os óculos “raiban”. Chamavam-me de Raul por causa disso, se bem que eu não gostava do apelido porque “raul” era alcunha de ladrão naquele tempo. Mas eu nunca roubei ninguém, a não ser a paciência dos meus pais com as nossas bebedeiras inconsequentes. E tem bebedeira consequente?

 

Hoje com meus cabelos esparsos cada vez mais grisalhos, invejo a coragem dos de minha turma de tingir a cabeleira. Fui sempre um sujeito excêntrico e de bastante espírito que gostava de me enturmar com pessoas inteligentes como meu compadre David do Monte e o índio Osório “boca de jacaré”. Para eles a minha palavra de agradecimento por terem sido meus amigos naqueles tempos ingênuos, quando éramos verdadeiros, meio ébrios, meio revolucionários de mesa de cabaré, um tanto perturbados pelo clima de tensão devido à ditadura militar.

 

Naqueles tempos anêmicos, por usar barba fui taxado de comunista. Fumava um cachimbo elegante com fumo perfumado para imitar Ernest Hemingway.  Por conta disso, o povaréu me tinha como maconheiro. E devido às atividades teatrais, os ignorantes e preconceituosos me botaram como membro da comunidade gay. Tempinhos safados, aqueles. Mas, foi bom. A vida brilhava com uma intensidade maior e a gente pensava que era eterno.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário