sábado, 22 de dezembro de 2012

Timbaúba X Itabaiana: eu compro esta briga



Sou natural de Timbaúba, cidade vizinha a Itabaiana, mas fico ao lado da gleba paraibana na questão dos bois de carnaval. Explico: Timbaúba se orgulha de ser a terra do boi de carnaval e eu sustento que a Capital Mundial do Boi de Carnaval é Itabaiana. É só fazer as contas: temos uma população de 25 mil habitantes e Timbaúba tem o dobro. Mesmo assim, na época de carnaval circulam pelas ruas de Itabaiana mais de 50 bois de carnaval, enquanto Timbaúba vê essa tradição se extinguir aos poucos. Na sede do município e nos distritos de Queimadas, Vila Cruangi, Livramento de Tiuma e Catucá, não se conta mais do que uns 10 ou 12 bois de carnaval. 

 

Fora isso, a gente perde feio em tudo para a cidade pernambucana onde vim ao mundo. Quando Timbaúba era uma forte influência no comércio da rede e do calçado, nossa indústria coureira/calçadista rivalizava em importância econômica. O município de Timbaúba já teve várias fábricas de calçados, vendendo tanto no Brasil quanto no exterior onde passaram a criar a marca "made in Timbaúba". Em contrapartida, as selas e arreios de Itabaiana eram famosos no Brasil. Tivemos inúmeras sapatarias, tudo ancorado pelo beneficiamento do couro no curtume Santo Antonio. Se Timbaúba tinha as usinas de açúcar, nós ganhávamos dinheiro com o beneficiamento do algodão e do agave. Hoje tudo mudou. Paramos no tempo, enquanto Timbaúba segue seu curso de progresso econômico e social. Até no futebol éramos rivais. Hoje, o futebol timbaubense profissionalizou-se, e o nosso apagou o fogo. 

 

Portanto, recuso-me a admitir que perdemos para Timbaúba até nos bois de carnaval. Nisso ainda somos superiores. Faz parte da cultura carnavalesca de Itabaiana. E se for por mim, vai continuar pelas próximas gerações. Estou tramando um grande cortejo de bois e caboclinhos para 2013, pleiteando patrocínio do Estado da Paraíba. Se sair, vamos dar um banho de bois de carnaval e tribos indígenas, e ainda gravar DVD de registro dessa manifestação folclórica importante para a terra de Mestre Josa dos índios Assombrados da Floresta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário