segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Poeta e arqueólogo de Ingá querem botar nos trilhos o trem do turismo para Itabaiana


Eu carregando a rede vertical, Vavá da Luz, Beto Palhano, Dalmo e Dennis Mota na Rádio Tabajara da Paraíba


Foi uma alegria só e motivo de revivamento cultural a visita do poeta Vavá da Luz, futuro Secretário de Turismo de Ingá, e do arqueologista Dennis Mota Oliveira, talento ingaense estudioso da itacoatira, pesquisador da Sociedade Paraibana de Arqueologia – SPA e do Laboratório de Arqueologia e Paleontologia LABAP-UEPB. Dennis presenteou a equipe do programa com uma camisa promocional dos artesãos de sua terra e um livro do professor Alexandre Ferreira contando a história de Ingá. Vavá da Luz trouxe uma rede vertical, contou piadas, recitou seus versos fesceninos e contagiou a todos com sua alegria e bom humor.

Sorteamos a camisa com uma ouvinte, tendo eu usado meu poder decisório naquele anárquico programa para assumir a propriedade da rede vertical, própria para preguiçosos com problemas de coluna.

Voltando a falar sério, parece que meu compadre Vavá levará a sério sua missão de comandar uma revolução no turismo da terra das itacoatiaras. Desmemoriada e sem conhecimento de sua própria riqueza, a população não percebe o potencial das pedras do Ingá para gerar riqueza e divulgar a cidade. Vavá e seu assessor Dennis querem provocar um debate para levar as informações da história de Ingá e seu sítio arqueológico às escolas, formar novas gerações conscientes dessas coisas. Implica em mudar mentalidades, incrementar a grade curricular com a história do Município. Ingá é terra de gente estudiosa como o professor Alexandre Ferreira, autor da monografia “O poder local e a invenção do Ingá turístico: uma etiqueta cômoda”.

O fato é que Vavá da Luz já acendeu sua luz de boas novas e ideias idem até na cidade Itabaiana do Norte, outra terra que vive dormindo em berço esplêndido. Já conversou com o futuro prefeito Antonio Carlos Melo Júnior para uma parceria em projeto de largo alcance social e econômico, que seria o “Trem da Itacoatiara”, uma viagem turística entre Itabaiana e Ingá. O Roteiro levaria os visitantes à vida rural e suas particularidades, passando pela cidade de Mogeiro, incluindo ainda city tour e degustações da culinária regional. Teria visitas aos pontos turísticos de Itabaiana, como a ponte ferroviária de Guarita e outros locais da terra de Sivuca, cidade que possui um grande patrimônio histórico e cultural.

É um projeto impossível? Não duvido da capacidade do compadre Vavá nem da operosidade do prefeito Antonio Carlos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário