quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Dona Rô, uma legenda




Assim definiu o jornalista Gutemberg Cardoso sobre Rosaura Ferraz Cabral, Dona Rô, falecida ontem. Nesta hora de dor, quero lembrar a figura educada, a mulher elegante com seu sotaque paulista atacando de surpresa nos programas de rádio, reclamando dos problemas do seu bairro, tomando para si a briga dos outros, chamando a atenção dos gestores públicos irresponsáveis. Era incansável a nossa Rosaura em sua luta diária. Chamava às falas os vereadores em seu próprio campo, a Câmara. Chamava à responsabilidade até o próprio prefeito quando havia a oportunidade. Merecia tratamento especial por parte dos comunicadores de rádio. Todos a tratavam com respeito e carinho.

Determinado imoralíssimo jornalista andou debochando de nossa líder comunitária, chamando-a de Dona “Rola”. Pegou processo pelas fuças, para aprender a respeitar as pessoas de bem. Teve que se retratar e tudo o mais.

Há nove anos, dona Rô escrevia uma coluna em defesa do consumidor no meu jornal “Tribuna do Vale”. Dessa forma, foi uma das primeiras pessoas que acreditou em nosso projeto de comunicação, tinha um carinho especial pelo jornaleco. Sonhava em expandir a circulação, sempre brandindo a bandeira dos direitos do cidadão.

No começo do ano, faleceu seu esposo. Encerra-se assim sob o signo da morte a história dessa guerreira pelo bem comum, mas só aparentemente. Seu exemplo ficará como uma mulher que nunca baixou a cabeça para os esquemas corruptos e autoritários. Por formação e informação, era uma senhora destacada pela firme convicção de que só ocupando diretamente os espaços midiáticos o povo será ouvido.

Vá em paz, dona Rô, aquela que gastou suas melhores energias para dar voz ao povo simples, que precisa dos serviços públicos e é tão humilhado. De coração aberto e triste, tenho que dizer: nosso capital humano ficou mais pobre. O raio cósmico da vida mata e ressuscita os que são especiais. Acabo citando Guimarães Rosa: “As pessoas de bem não morrem, ficam encantadas”.

Dona Rô ficou conhecida em João Pessoa por participar de vários programas de rádios, sempre cobrando ações do poder público em favor dos menos favorecidos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário