segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Pisaram na grama e humilharam a população




Quase oito anos depois, o povo passa a lamentar os inconvenientes de ter escolhido uma pessoa inábil para gerenciar a cidade Itabaiana do Norte. Dona Dida vai deixar Itabaiana mais pobre, mais humilhada e mais triste. Escolas e creches fechadas, lixo nas ruas, repartições que ainda utilizam máquinas de datilografia, servidores famintos, sem salários.

Esta praça Epitácio Pessoa (fotos), onde brinquei quando criança, foi revitalizada pela prefeita Dida. Lá funciona o Café Cultural Sivuca. Devido às miseráveis condições do servidor público, as praças e logradouros estão abandonados. Nem os garis querem trabalhar sem receber seu salário. A Praça 24 de Maio, em estado deplorável, é o retrato fiel do descaso.

Detalhe: nos seus oito anos de mandato, dona Dida não teve contratempos na Câmara de Vereadores, que viu tudo como quadro de São Jorge em parede de quarto de cabaré. O São Jorge de bordel nem desconfia (ou não?) que a farra foi longe demais. A casa jamais caiu, nem cairá.

A propósito, os da minha geração lembram dos cabarés do interior: seis cadeiras, mesinhas sujas, vitrola de ficha, cama velha de casal em cada quarto infecto e o quadro de São Jorge na parede. Embaixo da cama de ferro, o penico. Ao lado, a bacia de lavar os pecados. Concentrado em matar o dragão, São Jorge não prestava atenção ao que sucedia com as mulheres e seus fregueses. Mesmo porque, o santo estava ali para proteger a zona do meretrício, não para vigiá-la nem convertê-la em convento. Quem luta com dragões não perde tempo com batalhas de alcova. Assim pensam nossos vereadores.

Aí ficou a expressão: São Jorge de cabaré é todo aquele que vê o mal feito e faz cara de paisagem, por conveniência, cinismo ou incompetência. 





Um comentário:

  1. Leio diariamente os blogs de Itabaiana e vejo um chororô constante do povo com relação aos Gestores da cidade, muitas vezes até com ofensas pessoais que nada tem a ver com o processo administrativo.
    Sou um itabaianense totalmente descompromissado com a politicagem da cidade, tanto que a muitos anos atrás transferi meu titulo aqui para Recife para não ter que escolher em qual amigo votar.
    Não conheço pessoalmente a Sra. Eurídice ( D. Dida), mas conheço sua trajetória política . Atualmente viúva de um prefeito muito ovacionado pelo povo, foi uma professora de francês muito bem lembrada pelos seus ex-alunos, Deputada Estadual e Prefeita por dois mandatos seguidos e, num passado não muito distante venerada pelo povo, portanto sem entrar do mérito da questão , sua passagem fez registro na historia de Itabaiana e, merece respeito.
    Ser político não é fácil, e ser Prefeito de uma cidade carente como é a nossa terra é dificuldade dobrada. O povo se não sabe, precisa saber, que um Prefeito não administra sozinho uma cidade, para tal, junto a ele o povo elege um grupo de outros políticos de diversas opiniões/partidos diferentes chamados “ Vereadores” e coligado ao Prefeito eleito vai um “Vice”,para junto discutirem , aprovarem ou rejeitarem os projetos do município. Do outro lado, o “Povo” como o mesmo poder que tiveram para eleger, poderá organizado, é obvio, destituí-los. Assim sendo, se coisas desagradáveis acontecem, tem que junto ao Prefeito culparem também os outros, porque se não todos, mas a maioria foi conivente com o que de mal que aconteceu a cidade, pois projetos bons ou ruins não se concretizam sem à aprovação da maioria.
    Finalizando, enfatizo os seguinte pontos sobre meu comentário;
     Repito, como já falei não conheço Dona Dida;
     Itabaiana não está mais pobre, eu e outros em outras ocasiões já dissemos que tal empobrecimento já ocorre a mais de 40 anos, principalmente no social, na educação e na saúde.
     Em analise aos resultados da eleição de 7.10.12 vi que o povo não correspondeu aos comentários que fazem a Dona Dida, seu candidato (3º colocado) teve 25,85 % contra 39,09 % do Prefeito eleito, diferença de apenas 13,25%. Ora, considerando abstenção+voto nulos+votos em branco em de 20,35%, me faz crer, que a Gestora que se despede, não é tão malquista pela população.
     E, por fim o povo precisa aprender a ser produtivo e não ficar só na dependência de conseguir um empreguinho na prefeitura, porque nem em Itabaiana nem em lugar nenhum do mundo, um Prefeito para ser bom e perfeito, tem que empregar 100% de sua população.

    Ao Prefeito eleito, Sr Antonio Carlos que não me conhece, mas que o conheço desde que nasceu, pois sou amigo de infância dos seus pais (Toinho e Vera), desejo muito sucesso na tarefa árdua de administrar nossa cidade tão maltratada.

    Orlando Araujo





    ResponderExcluir