sexta-feira, 12 de outubro de 2012

O POVO DE CABEDELO APLAUDE CARINHOSAMENTE O TALENTO DO MÚSICO WILSON DO BANDOLIM E ETERNO MESTRE DA NAU CATARINETA.




Wilson Florentino Machado
Wilson do Bandolim, assim é conhecido carinhosamente dos cabedelenses. É um dos representantes da elite do choro paraibano, mais famoso na sua terra natal, município de Cabedelo, tendo completado 82 anos no último dia 21 de Março de 2012. Todos que o veem tocar o consideram um músico e compositor de grande percepção musical. Apesar da idade, o mestre continua com o ouvido musical muito apurado. Assim, ele vai levando a vida, pois há décadas tem emocionado o público com seus chorinhos inesquecíveis.
Grupo de Choro Luar do Sertão
Jerônimo (Violão 7 Cordas); Wilson (Bandolim); Arnor (Cavaquinho);
Carlos Costa (Violão 6 Cordas); José Moreira (Atabaque) e Lula (Pandeiro).
 “O povo de Cabedelo não pode deixar jamais de reverenciar este artista pela grande contribuição a Paraíba e a Cabedelo”. “É sempre um privilégio ter um artista tão importante filho de Cabedelo, ainda mais quando ele representa um gênero genuinamente brasileiro”. Assim costumam dizer os amigos mais próximos do mestre Wilson do Bandolim.



SOBRE O CHORINHO BRASILEIRO:

O Choro, popularmente chamado de chorinho, é um gênero de música popular e instrumental brasileira. As rodas de choro são reuniões mais informais de chorões, muito diferentes de apresentações e shows. Geralmente acontecem em bares ou na própria casa dos músicos, em que todos se juntam para tocar choro. Não existe uma formação específica e os músicos que vão chegando se juntam à roda. As rodas de choros mais comuns são no Rio de Janeiro, no Sudeste do País e em Cabedelo, na Paraíba.
José Moreira (Atabaque); Wilson Florentino (Bandolim) e Carlos Costa (Violão).
O violonista e arranjador Carlos Costa, tem um desejo de popularizar o choro no Estado, através de encontros ou rodas de choros em diversas cidades. Alguns encontros têm sido realizados na casa do seu pai Wilson do Bandolim com o objetivo de fortalecer esse gênero. “Queremos fazer crescer este encontro e torná-lo referência na Paraíba, valorizando e enriquecendo a cultura cabedelense”, disse Carlos Costa.

BIOGRAFIA DO MÚSICO WILSON DO BANDOLIM:

Nascido no dia 21 de março de 1930 na cidade de Cabedelo, o músico instrumentista e compositor Wilson Florentino Machado, conhecido artisticamente como Wilson do Bandolim, ainda “bota pra quebrar” em seu bandolim, arrancando chorinhos que se tornaram inesquecíveis e fez parte da época de ouro do Choro, gênero musical mais importante e genuinamente brasileiro.

JUVENTUDE:


Com apenas 16 anos de idade, liderou o Grupo de Choro da Rádio Tabajara da Paraíba no programa radiofônico de auditório “Carrossel de Diversões”, apresentado pelo inesquecível Rosil Cavalcanti.














WILSON DO BANDOLIM E JACKSON DO PANDEIRO:


Jackson do Pandeiro (Rei do Ritmo)

No final da década de 1940, chegou fazer parceria com o ainda desconhecido Jackson do Pandeiro, (natural de Alagoa Grande), quando este pediu a seu Wilson uma oportunidade para se apresentar em seu Grupo Regional, o que foi aceito. Meses depois, o próprio Jackson do Pandeiro convidou seu Wilson do Bandolim para irem ao Recife tentar a vida artística, porém, o cabedelense preferiu ficar em Cabedelo, sendo esta a última vez que viu Jackson. Anos depois, chegou a se apresentar com Sivuca, Canhoto da Paraíba, dentre outros. 

Texto: Wellington Costa, jornalista e filho de Wilson do Bandolim 

GRUPO LIRA DE OURO:


Orestes (Banjo), Antonio (Violão), Wilson (Bandolim), Pedro (Pandeiro), Mário (Violão).
(De acordo com informações esta foto foi tiranda onde hoje é a Praça Getúlio Vargas)

Na década de 50, os músicos da família Florentino: Antonio Florentino, o irmão  mais velho (Violão); Orestes, tio (Banjo); Mário Florentino, o segundo mais velho (Violão) e Pedro Florentino o terceiro mais velho (Pandeiro), (todos In-memória) e o caçula Wilson Florentino (Bandolim) criaram o primeiro grupo musical de Cabedelo, intitulado: “Lira de Ouro”, que animou os principais eventos sociais da cidade. O Lira de Ouro assim afamado era o único grupo musical convidado a animar as grandes festas cabedelenses, como casamentos, aniversários e outros eventos, depois surgiram outros grupos, como o do músico “Zé da Maloca”.

WILSON DO BANDOLIM E TENENTE LUCENA:
Tenente Lucena (Folclorista)

Na década de 70, seu Wilson do Bandolim também participou ativamente de atividades folclóricas ao lado do saudoso folclorista João Emílio de Lucena, mas conhecido popularmente como Tenente Lucena, natural de Itabaiana e  grande animador da cultura popular do Estado e principal e incentivador do Grupo Folclórico Nau Catarineta de Cabedelo, conjuntamente com o Padre Alfredo Barbosa.

WILSON DO BANDOLIM E ALTIMAR PIMENTEL:

Altimar Pimentol (Dramaturgo e Folclorista)

Na década de 80 e 90, ao lado do dramaturgo Altimar Pimentel, participou da Orquestra Pau Cordas e Percussão, grupo musical que acompanhava os espetáculos teatrais montados pelo Teatro Experimental de Cabedelo – TECA, ao lado de músicos como o maestro Carlos Anísio, o percussionista Tubiba (In-memória) e dos atores e músicos: Luiz Marcelo Evaristo, Tadeu Patrício e Tony Medeiros, ao lado de um elenco como, Cleide Rocha Pimentel, Yara Carmem Brito, Valdilene Araújo, Ednaldo do Egipto, Carlos Meirelles (Neno), Sérgio Lima e outros, cujo grupo teatral viajou por vários Estados brasileiros tendo no seu elenco o grande mestre Wilson do Bandolim como instrumentista.

WILSON DO BANDOLIM SE APRESENTOU DA Iª GINCANA CULTURAL
DA PARAÍBA (83) E  RECEBEU PLACA DE HONRA AO MÉRITO (97):

José Rocha (Cavaquinho); Ramalho Pinto (Gravando a apresentação para a difisoura
a voz de Cabedelo); Wilson Florentino executando sua composição instrumental;
Pedro Florentino (Pandeiro) e Tadeu Patrício (Afoxê).

Na década de 1980, Wilson do Bandolim trouxe para Cabedelo o prêmio como melhor instrumentista de regional da Paraíba, promovido pelo SESC-PB. Em 1983 participou na categoria de música instrumental na Iª Gincana Cultural da Paraíba, promovida pelo Governo do Estado, na gestão do Ex-Governador Wilson Braga, cuja primeira eliminatória aconteceu no município de Sapé (Foto), onde Wilson Florentino se classificou para a segunda eliminatória que aconteceu no município de Pimtibu, depois classificou-se para terceira eliminatória, a finalíssima da Gincana Cultural que aconteceu em João Pessoa, capital do Estado.
Em 1997, teve seu talento reconhecido através de uma placa de Honra ao Mérito, concedida pelo então prefeito Edézio Rezende e o “Troféu Honra ao Mérito Cultural”, concedida pela Câmara de Vereadores de Cabedelo.

LANÇAMENTO DO 1º CD DO MÚSICO WILSON FLORENTINO:

CD gravado em 2009.

Disse Wellington Costa, filho do mestre Wilson do Bandolim, que “somente aos 80 anos de idade e 70 de carreira, foi que seu pai teve a oportunidade de gravar o seu primeiro CD solo através da Lei Municipal de Incentivos Fiscais à Cultura – CONMIC”. O lançamento aconteceu na Fortaleza de Santa Catarina, show esse realizado em 10 de Abril de 2010, que contou com a participação especial do Grupo de Choro Luar do Sertão e o Regional Os Prateados.

O evento foi aberto com um show do seresteiro Antonio Moreira e seu teclado e o encerramento ficou por conta da Banda Cover, Os Raulzitos, liderada pelo músico e agitador cultural, Tadeu Patrício. Na plateia estava presente um público muito seleto, todos admiradores de um bom choro e do talento do mestre Wilson do Bandolim. Além dos cabedelenses, estavam estimadas pessoas de João Pessoa e de outras cidades do Estado. Registrando também a presença do músico Vital Farias, amigo do mestre Wilson do Bandolim e da família.  
Banda Os Raulzitos
VItal Farias e Wilson Florentino.
LANÇAMENTO DO DVD DO UM MÚSICO WILSON DO BANDOLIM:

O público cabedelense aguarda com expectativa o lançamento do documentário que vai contar a história de vida de Wilson Florentino Machado, intitulado, “Conversa de Bandolim”, recheado de suas principais composições, como: Café com Leite, Lamentando Baixinho, Jaqueline, Corda Bamba, dentre outros e entrevistas com grandes amigos e parceiros musicais. Aguardem!

Um comentário:

  1. Bom trabalho Fábio, sobre o talentoso representante do chorinho, Wilson do Bandolim.

    Margaret

    ResponderExcluir