sábado, 22 de setembro de 2012

SENHOR PREFEITO, FAÇA UMA CRIANÇA SORRIR



                                  Faltando poucos dias para as eleições municipais, muitos eleitores ainda se encontram indecisos em qual candidato a Prefeito para o município de Itabaiana vão votar no próximo dia 07 de outubro. Eu particularmente,  também faço parte desse bloco.
                                   Para não votar em branco, aproveito este espaço gentilmente cedido pelo compadre Fábio Mozart, para me dirigir aos três candidatos que almejam substituir a atual prefeita, com a solicitação de que aquele que melhor incluir no seu programa de governo os pontos abaixo discorridos, tenha garantido mais um sufrágio que poderá fazer a diferença.
                                   No campo educacional deve-se  implantar escolas de tempo integral para que as crianças carentes não se envolvam com a criminalidade, especialmente o uso e o tráfico de drogas. Lá,  elas deverão ter assistência médica, odontológica e ensinamentos teológicos. Não se tem outra saída. Lugar de criança é na escola, e não nas ruas.  Se não se investir na criança de hoje,  a médio prazo o poder público vai tentar castigar o adolescente, e nem sempre vai conseguir, porque talvez esse jovem nem  chegue à idade adulta.
                                Nesse mesmo diapasão, desta feita  apresento uma proposta  voltada para o aspecto cultural:  o pretendente a ser o novo edil,  procure a turma do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, pois  essa troupe poderá mostrar os caminhos a serem seguidos na música, nas artes cênicas, na literatura e na poesia.  Poder-se-ia iniciar com a implantação de um espaço cultural, onde se pudesse instalar uma biblioteca pública, com a possibilidade de  acesso ao mundo virtual. E por falar em música, segundo o maestro João Carlos Martins, ela é o maior antídoto antiviolência indicado para a infância e a adolescência.
                                   Na área desportiva, pode-se muito bem instalar o parque da criança, onde lá se tenha espaço para a prática de futebol, atletismo, dança e a brincadeira, porque crianças gostam de brincar com brinquedos. Elas não querem usar “crack”, elas querem ser craques, mas os adultos não as deixam.
                                   Não se pode esquecer que para a criança  chegar a uma escola ou creche, a prefeitura tem que investir em medicina preventiva, com um acompanhamento sistemático à gestante, passando pelo parto, pós-parto, aleitamento e vacinação com vistas ao desenvolvimento infantil. Para o crescimento saudável da criança, o prefeito deve investir em medidas profiláticas capazes de fazer com que a prefeitura economize em  internações hospitalares decorrentes de infecções  as mais diversas,  ocasionadas pela completa ausência de saneamento básico.
                                   Para o pleno exercício da cidadania não vou vender meu voto nem pedir favores aos candidatos, mas para aquele capaz de fazer uma criança sorrir a cada dia dos seus quatro anos de mandato; este sim, sem ser palhaço,   estará captando os ensinamentos do mestre, quando disse: “vinde a mim as criançinhas”, portanto merecedor de milhares de votos de confiança dos itabaianenses, inclusive o meu.
                       
       Joacir Avelino Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário