sábado, 15 de setembro de 2012

Salvemos nosso patrimônio histórico




Será quem vem impresso em nossos circuitos que devemos ser alienados, inconsequentes e vazios? Acredito que não. A configuração padrão do ser social deve ser a da solidariedade e do carinho pelas lembranças, a cultura da aldeia.

Faço esse comentário para afirmar que é urgente preservar nossa história. Temos aqui a Associação Memória Viva tentando salvar nossa cultura num ambiente de extrema carência. Era para o poder público fiscalizar nosso patrimônio histórico, mostrar aos moradores a importância da proteção de nosso conjunto de bens materiais e imateriais. Mas aqui, a Prefeitura o que faz é autorizar a demolição de prédios de extrema importância histórica como ocorreu com o Colégio São José, da professora Marieta Medeiros.

Faço um apelo aos nossos vereadores para que aprovem leis para preservar os prédios históricos que ainda restam em nossa cidade. Ao próximo prefeito de Itabaiana, pedimos que não deixe demolir nosso patrimônio histórico.

A casa da foto está à venda. É um legado arquitetônico da Itabaiana antiga que deveria ser preservado. Daria um ótimo espaço para atividades culturais, como museu, teatro e biblioteca. Façamos nossa a preocupação mundial em preservar os patrimônios históricos. Que nossos candidatos a prefeito se comprometam a tombar os imóveis antigos que ainda restam, antes que sejam demolidos. Quando um imóvel é tombado por algum órgão do patrimônio histórico, ele não pode ser demolido, nem mesmo reformado. Pode apenas passar por processo de restauração, seguindo normas específicas, para preservar as características originais da época em que foi construído.

Frei Galvão foi arquiteto, mestre de obras e pedreiro do Mosteiro da Luz, que foi declarada "Patrimônio Cultural da Humanidade" pela UNESCO. É o padroeiro da arquitetura. Peço aos devotos itabaianenses do Frei Galvão para fazer promessa que deverá ser paga no dia em que o futuro prefeito de Itabaiana inicie um projeto de restauro do nosso patrimônio histórico, incluindo a compra do casarão que se vê na foto, no centro da cidade.

Aos senhores vereadores, outro pedido: aprovar legislação determinando que imóveis com mais de cinquenta anos não podem ser vendidos sem antes o proprietário comunicar à Prefeitura o desejo de fazê-lo e sem que o imóvel seja oferecido primeiro à municipalidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário