terça-feira, 18 de setembro de 2012

Fui convidado para julgar dançarinos




Madame Preciosa dançando com Sonsinho no maior chamego. Ela vai me ensinar o bê-a-bá da dança para eu julgar com competência no concurso de Itabaiana


A Comissão Organizadora de um festival de danças em Itabaiana acaba de me convidar para ser jurado na competição bailarina. O desocupado Ameba me pergunta na bucha: “mas me diga, o que você danado entende de dança, se nem sabe dançar?” Arremata o safado: “Esse Leão está envelhecendo da pior maneira: tornou-se caduco”.

Vou logo avisando a esse tal de Ameba que sou da gang do ovo: mexeu comigo, tá frito. Vou sim ao concurso de dança, por três motivos: 1) sou amigo de quem me convidou; 2) quero de qualquer forma estimular uma juventude sem muita opção, numa cidade em estado adiantado de miséria cultural; 3) vaidade e presunção comum de um sujeito na posição de julgar os outros. 

Manifesto minha grave preocupação com uma cidade onde a principal forma de lazer dos jovens é a embriagues das drogas. Este burro velho e preguiçoso ainda está em situação 12 por 8 no quesito animação, quando se trata de novidades. Fico alegre e saltitante na perspectiva de fazer algo novo, antes que o futuro escape definitivamente do meu controle. Jurado de concurso de dança é uma coisa nova pra mim. Espero julgar bem e ser aceito pela mocidade dançarina de minha terra. Afinal, inclusividade e tolerância estão na moda.

Quem me convidou para a dança foi a professora Das Dores Neta, atriz, cantora e dançarina de pagode. Por falar nisso, a prefeita Dida Moreira demitiu Das Dores do Pro-Jovem. Motivo: nossa atriz ficou de costas para a digníssima em uma reunião. Faltou com o respeito para com Sua Majestade, a prefeita. Deveria ter se curvado e beijado a mão da Rainha da Sucata.

Nessas horas, é recolher nossa indignação e seguir em frente, que atrás vem toda uma geração renovadora. É como diz Mark Twain: "não discuta com um sacripanta, porque ele fará você descer ao nível dele e aí ele vencerá por experiência.”  

Nossa comadre Dorinha pede respeitosamente que a Madame Moreira pague os meses de salários atrasados, já que infringiu a lei, demitindo funcionário em véspera de eleição.

Um comentário:

  1. E a artrose vai deixar você dançar?
    Eu não consigo dançar nem valsa...
    Geraldo

    ResponderExcluir