sábado, 29 de setembro de 2012

Fábio Mozart prepara biografia dos artistas de Itabaiana


O artista plástico Thiago Alves e seu filho, o cantor e compositor Wagner Lins, estão na lista dos biografados no livro de Fábio Mozart


Fábio Mozart está preparando o lançamento de um livro com cerca de 80 biografias que irão ajudar a contar a história da cultura de Itabaiana. O aposentado já catalogou a maioria dos nomes de artistas e escritores nascidos em Itabaiana ou radicados na terra de Zé da Luz desde criança, para poder encaminhar o material finalizado para a gráfica, a fim de publicar o livro “Artistas de Itabaiana”. Como se trata de um trabalho voluntário em resgate da memória de um povo, o escritor teme não conseguir imprimir os livros, pois lhe faltam recursos para cobrir os custos, que ficarão em torno de R$ 6 mil para produzir mil cópias. “Eu não estou preparando esse livro para vender, mas para doar ao nosso povo, e conto com esquema de consignação simples: cada pessoa ou família dos biografados compromete-se a comprar 10 exemplares da obra”, explica.

O projeto do livro foi encaminhado à Secretaria de Cultura da Paraíba através do Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos, para patrocínio. “Espero que o projeto seja aprovado, mas, se não conseguir os recursos, pretendo editar o livro com a ajuda dos amigos”, disse Mozart.  Segundo ele, não há interesse em retorno financeiro ou literário, mas apenas em resgatar a história do povo da cidade. O escritor ainda fez outro apelo para que as pessoas possam colaborar com informações sobre a personalidade a ser lembrada. “Já catalogamos 80 nomes de artistas, desde o começo do século vinte até hoje, mas muitos nomes importantes estão de fora, porque não consegui os dados e fotos”, disse Mozart. Algumas das biografias já foram postadas pelo escritor no blog do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário