segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Rádio comunitária promove economia solidária em área carente de João Pessoa


Crianças participam da feira de economia solidária (Foto: Fábio Mozart)

A Rádio Comunitária Voz Popular, da comunidade São Rafael em João Pessoa, inaugurou ontem (19) o Banco Comunitário Jardim Botânico que passa a fazer parte do projeto de desenvolvimento local integrado e sustentável. Na ocasião, também foi realizada a Feira de Economia Solidária, onde foi usada pela primeira vez a moeda social Orquídea do Banco Comunitário Jardim Botânico. A comunidade também celebrou na ocasião o aniversário da rádio comunitária, com participação de artistas locais.


A Radcom Voz Popular surgiu em 1999 na comunidade São Rafael e na época era chamada Rádio Fala Garotada em homenagem ao projeto desenvolvido pela AMAZONA. Em 2005, com a aquisição dos equipamentos de FM Comunitária, criou-se o conselho comunitário e através de uma votação aberta para toda comunidade, escolheu-se o nome atual.


O banco comunitário desenvolve serviços financeiros e bancários gerenciados pela comunidade, fazendo com que estes serviços, além de mais acessíveis, sejam um instrumento de organização e estímulo ao desenvolvimento local. Os créditos em consumo são concedidos em moeda social sem juros, de forma a propiciar uma sinergia entre os créditos produtivos concedidos e os créditos de consumo. 

Jovens da comunidade montam a antena da Rádio Voz Popular
A rádio é gerenciada pelo Centro Popular de Cultura e Comunicação, com sede na Rua Arquivista Jonathas Carecas, nº 514, Comunidade São Rafael, Castelo Branco III, João Pessoa-PB. Contatos por celular: (83) 8873.9289 – 8854.8148. 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário