sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Eleitor em busca de candidato


Amigo de longas datas e cabra de louváveis dotes escreve ao Leão aqui pedindo uma espécie de orientação para seu voto em candidato a vereador de sua terra, encravada no vale do Paraíba e estagnada por décadas de desgoverno. Meus candidatos desistiram da luta antes de começar a briga. Minha comadre Socorrinho e meu compadre Geraldo acharam por bem adiar suas carreiras políticas. Por isso não me concentro em nomes, mas em propostas.

Tem o filho de Fernando Melo, Rosane de Nô, o Sousa de Campo Grande e outros bons nomes, incluindo meu compadre Lon e o poeta Agenor. O perigo de votar em vereador tabacudo é ter uma Câmara ineficiente que só se preocupa com a grana. Nada de defender leis a favor do povo, necas de fiscalizar a saúde pública que está abandonada, a educação de péssima qualidade e demais serviços públicos entregues às traças e baratas.

Igual a motorista de táxi, que se oferece sem ser chamado, tem muito candidato pedindo voto na terrinha, entretanto sua competência é como rabo de bode, que não cobre nem o sedém. Para orientar o voto em candidato a vereador, quero um candidato que se comprometa com as seguintes ideias:

01 – Instituição de três sessões semanais e diminuição do recesso. A cidade tem muitos problemas para serem discutidos e os vereadores precisam justificar os altos salários.

02 - Projeto para taxar a Cagepa e Energisa pelo uso do solo e do espaço aéreo municipal, destinando os recursos para o Fundo Municipal de Cultura.

03 - Plano de Desenvolvimento Integrado onde constem as formas de utilização e ocupação do espaço urbano.

04 – Municipalização do trânsito, arrecadando multas por infração de trânsito ocorrida nas estradas e logradouros públicos e criando o serviço.

05 – Projeto para preservar as obras de arte, edifícios e outros bens de valor histórico, artístico e cultural.

06 – Aprovação de legislação que obrigue o Município a exercer o poder de polícia administrativa para reprimir os que exploram a areia do rio, nossa fauna e nossa flora.

07 – Lei que fomente a produção agropecuária e obrigue o gestor público a comprar gêneros alimentícios e outros itens de consumo produzidos e comercializados na cidade. Para acabar a mamata de comprar em supermercados de fora, levando o “por fora”.

08 – Audiências públicas setoriais com todos os segmentos da população, debatendo antes de votar o orçamento anual e o plurianual de investimentos.
09 – Proposição obrigando o gestor público a expor as contas do Município semanalmente em painel fixado na frente da Prefeitura, onde a população poderá conferir o dinheiro público que entrou e onde foi aplicado.

10 – Democratizar o Parlamento Mirim, instituindo uma tribuna realmente livre e sem embaraço para que as lideranças da sociedade civil possam se dirigir diretamente aos vereadores e à comunidade.

Qual candidato se compromete com essas propostas?




Um comentário:

  1. Fábio,
    Como TODOS OS CANDIDATOS apresentam propostas no sentido de trabalhar pela comunidade, ajudar a desenvolver o município, minorar as agruras do eleitor, que tal se fosse lançado um projeto para o vereador não receber salários, como era antigamente?
    Claro que alguns iriam chamá-lo de MOVIMENTO DOS SEM TETAS ou coisa parecida, mas a verba dos salários deles seria bem vinda na área da combalida educação, da frágil educação e da deficiente segurança, apenas para dar exemplos mais óbvios.
    Será que algum candidato toparia assumir o compromisso de apresentar e aprovar tal projeto?
    Ou colocaria antes da comunidade seus desejos egoísticos?
    Pense no assunto...

    ResponderExcluir