segunda-feira, 9 de julho de 2012

TIJOLINHOS DO MOZART



MADAME PRECIOSA INCORPORA CABOCLO LUIZ INÁCIO

A mãe de santo Madame Preciosa está incorporando o Caboclo Rei da Mata Luiz Inácio, chefe da falange e cacique do terreiro vermelho.

Madame Preciosa depois confessou que não ficou escandalizada com o aperto de mão entre Lula e Paulo Maluf. Se Maluf apoiou a ditadura, o Sarney não ficou atrás e é aliado de primeira hora do Lula.

POETAS NA FEIRA

Os poetas Orlando Tejo e Ronaldo Cunha Lima tomaram uma cachaça tão aventureira que foram parar na feira de Caruaru, sem dinheiro pra voltar pra casa. A idéia foi de Tejo: arrumaram duas violas e foram cantar repente na famosa feira. Encheram os chapéus de “trocados” e voltaram para a Rainha da Borborema, logicamente renovando o nível de aguardente nos respectivos buchos.


AQUELE QUE DIZ NÃO

Sou mais um amigo que é sempre do contra do que um chato a favor. Esse chato é como diz João Ubaldo Ribeiro: “a gente não pode mandar ele se catar porque o infeliz é bonzinho e faz tudo pela gente.” Meu compadre Ferreirinha é um cara daqueles que sempre dizem “não”. Na última visita a Itabaiana, o governador Ricardo Coutinho ouviu poucas e boas de Ferreirinha sobre a realidade do Hospital Geral onde trabalha. Depois da reunião, puxa-sacos pediram a cabeça de Ferreirinha ao Governador, que sentenciou: “É importante ter alguém com a coragem de dizer “não”. E manteve Ferreinha no seu emprego.

DUAS CARAS

Conheço uma figura em Itabaiana que é parida pelo PMDB, mas trabalha no Estado. Fica paparicando os fichinhas do Governador e apostando, calado, no projeto do partido de Zé Maranhão. Deve ser um suplício esse fingimento.

DEBATE ABERTO

DIA 19 de julho, vamos tentar reunir os candidatos a prefeito de Itabaiana para debater sobre políticas públicas para a cultura. Não importa o que digam de nossos candidatos, se homens públicos se juntam para conversar educadamente e sem paixão sobre cultura, existe um conteúdo de civilidade implícita que enobrece a disputa política. No fim, a ideia é fazer com que o futuro prefeito de Itabaiana entre nesse samba. É o que se pode esperar de cidadãos cultos e bem intencionados. É uma questão que eu considero cívica.

COMOÇÃO

Sobre a “comoção” geral pela morte de Ronaldo, lembro uma frase do poeta Jorge Luis Borges: "gostaria que todos me tratassem como se eu já estivesse morto".

LAMBADA INFAME

As freiras dançando a lambada de dona Dida? Não acredito. Dou por visto, entretanto, a dança macabra de pobres servidores públicos com seus salários atrasados, sendo obrigados a estar nessa festa, arrastando os pés de humilhação ao som da tal lambada infame, com a cara de desgosto dos participantes dos famosos bailes de Lampião, obrigados a dançar. É meu povo sem ousadia, sem resolução, sem atitude, sem decisão, sem atrevimento, dançando a lambada da desesperança.



Nenhum comentário:

Postar um comentário