quinta-feira, 5 de julho de 2012

COLUNA DE WELLINGTON FARIAS

O medo do superpoder

Por Wellington Farias

Um receio gravita em torno das intenções até do eleitorado que admite votar nos candidatos apoiados pelo governador Ricardo Coutinho (PSB); principalmente em se tratando de Estelizabel Bezerra, candidata à Prefeitura de João Pessoa. O receio é: se Sua Excelência já tem poder demais - e a sua postura inflexível ainda lhe acrescentas mais -, imagina se os candidatos a ele aliados vencerem as eleições!

Faz sentido, sim. Principalmente em João Pessoa, onde o governador Ricardo Coutinho, mesmo contrariando partidos, amigos e aliados de primeira hora, como o prefeito Luciano Agra, sacou do bolso do colete um nome de sua exclusiva escolha, Estelizabel Bezerra, e empurrou de goela abaixo. Não mediu consequências para antes fritar o companheiro de velhas jornadas, Luciano Agra.

No que pese ser uma pessoa muito decente, íntegra e preparada, Estelizabel Bezerra é uma ilustre desconhecida em João Pessoa, a não ser num restrito universo de intelectuais e gente ligada aos espaços da cultura e arte. A sua escolha contraria toda a lógica da política.

Estelizabel não é uma candidata conhecida, previamente preparada para a disputa eleitoral; não é candidata nem de si mesma. Ela representa, de fato, uma vontade pessoal do governador do Estado. Uma birra de Sua Excelência. Fruto de uma atitude do tipo “quero, mando e posso; eu sou eu e o resto é mera figuração”.

“Disputa quem eu quiser, e pronto!”

No interior do Estado, cumprindo ordem expressa do governador Ricardo Coutinho, candidatos do seu próprio partido, que se prepararam e tiveram esperanças de disputar cargos de prefeito, de última hora foram retirados do páreo pela Executiva Municipal ou Estadual.  A determinação é: saiam da disputa e apóiem o meu aliado, mesmo que ele não seja do nosso partido. Por exemplo: Nau Viana, irmão do conselheiro Arnóbio Viana, que era candidatíssimo à Prefeitura de Solânea, na undécima hora foi avisado de que seria retirado da raia da disputa. Avisado, não, retirado mesmo, para apoiar Beto Brasil, que não é do partido do governador, mas é de outro aliado.

A possibilidade de o governador Ricardo se fortalecer ainda mais, portanto, é o que tem despertado na cabeça do eleitor um receio de votar nos candidatos que tem o apoio. O governo passa por um tremendo desgaste, as pessoas estão extremamente insatisfeitas com o desempenho da gestão de Ricardo Coutinho.

O eleitorado mais consciente, sobretudo, avalia que se Ricardo Coutinho já enfrentou os outros Poderes, trabalha contra direitos líquidos e certos de categorias trabalhadores, como fez com professores e o Fisco, imagine se sair vitorioso dessas eleições...

Mão de ferro
Ricardo Coutinho adota um estilo de governar a Paraíba que muito se aproxima dos ditadores. Rasgou a sua história e administra com mão-de-ferro.

Ricardo está convencido de que, se apesar de tudo o que fez até agora, as coisas têm dado certo e ele tem sido vitorioso nas urnas, está no caminho certo.

Portanto, se seus candidatos saíram bem das urnas nestas eleições, é melhor que todos se preparem...

E se os inclinados a votar nos candidatos apoiados pelo governador Ricardo Coutinho têm este receio, imagine o resto...

Um comentário:

  1. Qual será o motivo de retirar a candidatura de NAL VIANA, FICHA LIMPA, de seu partido, e apoiar Beto, ficha sujíssima????

    ResponderExcluir