domingo, 1 de julho de 2012

“Anjos de branco” que nos conduziram

Dr. Lúcio e Zé Ramos (Foto: Marconi Lucena)

Itabaiana do Norte conheceu quatro médicos como prefeito: Dr. Santiago, Dr. Aglair, Dr. Everaldo Pimentel e Dr. Dedé. Fui contemporâneo dessas quatro figuras, cada um com seus defeitos e virtudes, mas semelhantes na intensidade do amor pelo povo e na capacidade de doação pelas causas públicas, além da honradez pessoal.

O médico Santiago foi o primeiro a fazer uma operação cesariana em nosso Estado. A medicina deve a esse grande médico algumas importantes inovações nessa área. Aglair destacou-se pela habilidade nos procedimentos cirúrgicos. Dr. Dedé passou pouco tempo na cadeira de prefeito, mas assumiu a condição de prova evidente da necessidade de homens probos e bem intencionados nas gestões públicas. Pimentel era um médico popular, que receitava seus pacientes no meio da rua e dava dinheiro para comprar o remédio. Era um pernambucano “paraibanizado” como eu.

Nessa perspectiva, acolhemos como boa novidade a pré-candidatura do médico Lúcio a prefeito do lugar. As interpenetrações entre a gestão pública e a medicina são evidentes, desde que o Sistema Único de Saúde foi definitivamente implantado e os médicos começaram a entrar na selva da burocracia estatal e seus nem sempre lógicos caminhos. Como administrador de um hospital filantrópico, Dr. Lúcio está habituado à falta de credibilidade na administração pública e a burocratização excessiva de todo e qualquer processo que envolva o governo. Vai precisar de equipe competente e com compromisso público para vencer os desafios de reestruturar uma gestão caótica em todos os sentidos e comandar o processo de avanço da nossa velha Rainha para um futuro mais digno.

Desde já, cobramos uma Carta Compromisso do Dr. Lúcio e seu parceiro, nosso considerado Zé Ramos, nessa operação de salvamento de uma velha senhora à beira do colapso. Nesta carta, o médico Lúcio deveria avaliar a temperatura, o pulso, a tensão arterial, respiração e intensidade da dor da paciente, essa senhora tão maltratada nessas últimas duas décadas. Isso no primeiro momento, antes mesmo da eleição, para que a população fique sabendo como está a situação da cidade. Não é operação difícil porque os números são públicos, estão no TCE e na internet. Um bom contador revelaria com números o perfil atual de Itabaiana aos itabaianenses, o tamanho do buraco em que nos meteram.

Após a eleição, a dupla Lúcio/Zé deveria partir para considerar medidas visando aspirar as secreções, oxigenar os canais públicos, enema de limpeza com forte clister nas entranhas de uma gestão apodrecida por décadas de descaso e corrupção. Eu sei e todos sabem que as parcerias políticas de ocasião exigem compromissos pouco éticos, o que vai acarretar perda de racionalidade e equilíbrio à futura gestão. Mas isso faz parte do jogo, restando aos pré-candidatos considerar a dimensão do que representam suas candidaturas para as aspirações de uma população cansada de humilhação e descaso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário