segunda-feira, 11 de junho de 2012

Itabaiana destaca-se pelo trabalho dos seus artesãos


Itabaiana, Rainha do Vale do Paraíba, foi transformada em vila em 1881. É um município de tradição agropecuária. A Feira do Mangaio, realizada às terças-feiras, é a atração da região, com produtos diversos: redes, tecidos, carnes, fumo, frutas, verduras e artesanato em couro, barro e brinquedos populares.

O município possui 12 zonas rurais que são chamadas de sítios. No Sítio de Lagoa do Rancho, vivem 62 famílias dedicadas à plantação de inhame, feijão e macaxeira. É de lá que saem buzinas, rodas, carga pesada espalhando sonhos pelas estradas. 

O mestre Joeude Carneiro de Souza, com 40 anos, vinha fazendo brinquedos de madeira e de materiais reciclados. A partir do fazer artesanal de Joeude, o Artesanato Solidário/ArteSol incentivou o grupo de artesãos com o objetivo de gerar renda onde há poucas alternativas de trabalho. Das mãos dos 15 artesãos de Lagoa do Rancho saem os mais diversos modelos de caminhões para as estradas do imaginário. São caminhões de carga, boiadeiros, baús, paus-de-arara, que fazem a alegria de muitos meninos do interior do país.

Blog do Arte Sol

Nenhum comentário:

Postar um comentário