sexta-feira, 18 de maio de 2012

Rádios comunitárias exercitam solidariedade na Paraíba


As rádios comunitárias, de baixa potência e reduzido alcance, podem representar uma alternativa de qualidade e participação popular na comunicação. Podem transmitir outras versões dos fatos, comunicar eventos de interesse local que não aparecem nos grandes meios, constituir canais de informações, direito fundamental para o exercício, conquista e manutenção de outros direitos. Entretanto, as comunitárias autênticas muitas vezes não conseguem concessão do Ministério das Comunicações. Funcionam sem ela e, então, são perseguidas e fechadas.

Raramente uma comunitária autêntica, que vem do meio popular, da sociedade organizada, consegue sua outorga. Uma delas é a Rádio Comunitária Guruji, localizada no município do Conde, Paraíba, que recentemente teve seu processo de outorga aprovado, aguardando licença para operar. Constituída por pessoas de situação social menos favorecida, a rádio busca parcerias para concretizar o projeto. Falta tudo: equipamentos, pessoal capacitado e estrutura mínima para operar. Mas o pessoal não desanima, consciente da importância da rádio comunitária para a cidadania dos que nela participam e o desenvolvimento local.

A Rádio Comunitária Zumbi dos Palmares, de João Pessoa, está propondo termo de cooperação entre as duas emissoras para desenvolver, elaborar e prover apoio técnico aos programas e projetos a serem definidos pelo Conselho Comunitário da Rádio Guruji, a ser implantada. Inicialmente, a Zumbi emprestará transmissor, gerador de estéreo, antena e outros equipamentos básicos para o funcionamento da rádio. “Vamos disponibilizar dados e informações técnicas necessárias à implementação da nossa coirmã, visando o fortalecimento deste projeto de comunicação que é realmente comunitário”, afirmou Fabiana Veloso, da Rádio Zumbi.

No próximo domingo, 20 de maio, uma equipe da Rádio Zumbi composta por Dalmo Oliveira, Fabiana Veloso, Gilberto Bastos, Roberto Palhano (foto), Fábio Mozart e Ronaldo Eli estarão no Guruji para participar de um dia todo de contato e  diálogo com o pessoal. “Vamos prestar o apoio necessário para que os companheiros levantem vôo, prestando o apoio necessário”, disse Roberto Palhano, diretor de operações da Rádio Comunitária Zumbi dos Palmares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário