quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Ponto de Cultura dá visibilidade à nova geração de artistas populares


Nataline Santos é sobrinha de Arlinda Cirandeira, célebre artista itabaianense, mestra da ciranda e do pastoril. Arlinda já foi para o andar de cima. Pautou sua vida pela alegria e amor à cultura do seu povo.

Nataline tem justificado orgulho da tia. Consciente do que representa o nome de Arlinda para a cultura itabaianense, ela tem sua visão artística. Desde a meninice, gosta de cantar as toadas que ouvia na feira de Itabaiana e nos pastoris de Arlinda. Pertencente a uma sociedade marcada pela desigualdade e pela exclusão, ainda não viu o nome de sua tia, talentosa, mas pobre, receber o reconhecimento que a dignidade de sua arte merece.
A jovem Natalice caminha em direção ao futuro, mas sem negar o passado, em cujo manancial vai buscar sentido para a arte que aflora em sua mente.

Natalice foi atraída pelo ambiente cultural do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, onde constrói sua trajetória pessoal. É vocalista do grupo de música regional Ganzá de Ouro. O coco de roda, ciranda, frevo, maracatu e toadas do Reisado superam em seu gosto os limites da simplicidade aparente. Fazer parte desse conjunto foi a oportunidade que faltava para Natalice Santos vivenciar o universo artístico de Arlinda Cirandeira. Seu temperamento musical herdado da tia exige aprimoramento nessas sonoridades que são ecos da infância itabaianense.

Ser vocalista do Ganzá de Ouro enriquece nosso bemquerer ao que é da gente.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário