sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

A VOZ DE ITABAIANA E OUTRAS VOZES


       

        Literatura humanística que realça os pequenos grandes fatos das cidadezinhas do interior, impedindo que nossas origens e tradições populares caiam no esquecimento. Faz o insubstancial aparecer na sua real dimensão humana. A vida é feita de posturas e ações aparentemente sem importância que só se engrandecem na transversalidade do olhar do poeta, valorizando as pequenas coisas que formam seu universo.
Assim vejo estas crônicas de Fábio Mozart reunidas no livro “A voz de Itabaiana e outras vozes”. O livro é inspirado nas pessoas e fatos de sua cidade, sendo ele próprio personagem de muitos eventos carregados de dramaticidade e comicidade ao mesmo tempo.  
(Zenito Oliveira)

Para comprar:

O livro foi editado através de patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil.  Estamos vendendo para levantar recursos para o Ponto de Cultura Cantiga de Ninar. Por isso, caso você queira recebê-lo autografado, mande um e-mail para: fabiomozar@yahoo.com.br

Preço: R$20,00 com frete incluso.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Crônicas e poemas do cotidiano da província 

A partir de relatos de sua trajetória pessoal publicadas em blog na internet, Fábio Mozart construiu o livro de crônicas “A Voz de Itabaiana e outras vozes”, publicado sob os auspícios da Fundação Nacional de Artes e Banco do Nordeste, através do Instituto Nordeste Cidadania, em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado da Paraíba. O autor parte de episódios e enfoques pessoais oriundos da sua cidade adotiva, Itabaiana, Paraíba, com reflexões a respeito, principalmente, da comunicação interiorana em décadas passadas. O próprio título da obra remete a difusora ainda hoje existente na cidade. O foco da obra é a cidade onde passou sua infância e juventude, em estreito compromisso com a história.

Fábio Mozart fundamenta seus mini-contos e crônicas do dia a dia provinciano onde a festa, a fofoca, os vultos populares, os artistas e os fatos pitorescos dão a tônica. “Na rapidez da comunicação interpessoal pela internet, ficamos sabendo de notícias saborosas de bedeguebas (o velho do pastoril), cantadores de coco de roda e rojão, mestres de bois de reis e caboclinhos, fenômenos culturais de raiz que desfilam pelo blog de Fábio Mozart, esses homens e mulheres anônimos que ajudaram a construir nossa identidade cultural, agora imortalizados no livro “A Voz de Itabaiana e outras vozes”, escrevemos no prefácio da obra.

A publicação contém mais de cem crônicas. Fala de comunicadores folclóricos, projetos idealistas de jornais e rádios, bandas de música e seus grandes mestres, artesãos e poetas, teatros, circos e pastoris, entre outros temas que vão do descobrimento de petróleo já refinado até o renascimento de um homem morto, passando pela guerra das prostitutas e o voo cego de um urubu rei em direção ao populismo. Narra fatos generosos e extravagantes como a fuga do político em um velho cavalo pangaré, perseguido pelo Exército Nacional durante a Revolução de 1964 e a prisão de uma heroína local na Ilha Grande, juntamente com o escritor alagoano Graciliano Ramos, que se reporta a esse fato no seu grande livro “Memórias do Cárcere”. Conta histórias de carnavalescos e poetas nas suas mais loucas performances momescas e expõe a coragem do vereador que expulsou o Exército da Câmara Municipal. São muitos os fatos memorialistas narrados em tom chistoso e alegre, no estilo descontraído, de fácil digestão, do autor.

Ao final do livro, o poeta organiza trezentas sextilhas contando a história da cidade de Itabaiana desde a colonização no sítio Maracaípe. Privilegiando temática regional e historiando ao sabor da literatura popular de cordel, de forma que prende irresistivelmente a atenção do leitor, Fábio Mozart fecha seu livro de exaltação aos valores locais, produzindo uma espécie de grande reportagem, ágil, viva e graciosa da história itabaianense dos anos 1890 ao início dos anos 1990. Essa investigação memorialística mereceu o seguinte comentário do professor Zenito Oliveira: “Louvo a espontaneidade e sinceridade desse poeta-cronista, cuja profissão de fé tem sido a cultura do seu povo, capaz de perceber a beleza das coisas simples. Muito me honra ter sido seu professor no antigo Colégio Estadual de Itabaiana. Fui ator no seu grupo de teatro, ele que é incansável trabalhador no campo da produção artística desde os anos 70. Adorei as reminiscências concretas e pitorescas de nossas aventuras políticas, etílicas e artísticas”.

Um livro que reflete as inquietações daqueles tempos de regime militar em uma pequena cidade do interior da Paraíba, entre outras temáticas sobre a dimensão cultural e social relacionada ao viver provinciano. Representa uma contribuição valiosa para o campo da memorialística paraibana. 

Jandira Lucena

(Do livro "Outros olhares na literatura paraibana) - Jandira Lucena é graduada em letras e Educação Artística pela UFPB, especialista em língua portuguesa e linguística, professora de inglês. português e artes visuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário