terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Segunda edição de “Biu Pacatuba”




Esta é a versão final da capa e contra-capa do meu livro “Biu Pacatuba”, segunda edição a sair pela Editora Imprell.

O livro ganhou o Prêmio Patativa do Assaré do  Minc, que beneficiou 200 projetos na área de pesquisa, produção e difusão do cordel e linguagens afins. Trata-se da primeira iniciativa do MinC para este segmento da cultura popular e que vem ressaltar a importância da literatura de cordel como patrimônio imaterial brasileiro. Na cerimônia de entrega dos prêmios, realizada em Fortaleza, a Ministra da Cultura Ana Holanda anunciou que o ministério já está preparando a segunda edição do edital para 2012. Concorrerei novamente, desta vez com um projeto para divulgar poetas repentistas em programa de rádio. 

Na cidade de Itabaiana, o Ponto de Cultura Cantiga de Ninar pretende pesquisar e catalogar nossos poetas populares em 2012, na tentativa de registrar nosso patrimônio cultural  imaterial.  Já temos uma lei na Paraíba que declara o Poeta Repentista e o Repente como patrimônios culturais imateriais do Estado da Paraíba. Resta saber quem são e onde vivem esses artistas. 

Queremos 2012 com muita xilogravura, repente, cantoria, coco, aboio e embolada. Sim, e a capa do meu livro é uma xilogravura de Josafá de Orós, cearense radicado em Campina Grande e o cão chupando manga verde na arte de gravação em relevo na madeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário