sábado, 31 de dezembro de 2011

RETROSPECTIVA A PERDER DE VISTA


Fim de ano, a Toca faz sua retrospectiva. Sendo que, para não ficar no lugar comum, vamos revisar fatos de sete, oito anos atrás. 


23 DE SETEMBRO DE 2003 – O Tribunal de Contas do Estado multou o então prefeito de Itabaiana, Babá do Pote de Barro, por descumprir determinações da Corte.


05 DE NOVEMBRO DE 2003 – O Tribunal de Contas do Estado reprova as contas do prefeito Babá do Pote de Barro, relativas a 2001. 


05 DE FEVEREIRO DE 2004 – O Juiz de Direito da Comarca de Pilar intima Fábio Mozart para audiência onde foi réu por suposto crime de difamação contra a ex-vereadora Maria Lúcia da Silva Alcântara. No final, o Juiz mandou arquivar o processo por inconsistente.


03 DE JULHO DE 2002 – O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba reprova as contas do prefeito de Itabaiana, Antonio Carlos Rodrigues de Melo Júnior, por causa de muitas irregularidades.


01 DE MAIO DE 2004 – Estudantes universitários de Itabaiana protestam  por descaso da Prefeitura em providenciar transporte para Campina Grande. Os alunos disseram no jornal O NORTE que o prefeito Babá das Panelas de Barro alegou falta de dinheiro para o transporte escolar.


OUTUBRO DE 2006 – Fernando Melo pede ao deputado do seu partido, João Gonçalves, que “deixe de ser tão arrogante”, não assuma as obras que foram trazidas graças ao deputado Fábio Nogueira, do esquema de Melo.


05 DE MAIO DE 2004 – Delegado de Santana do Acaraú, no Ceará, abriu inquérito para apurar denúncia de quatro garotas que dizem ter sido coagidas pelo então Bispo de Sobral, Dom Aldo Pagotto, a não testemunarem contra o Frei Luiz Sebastião, acusado de abuso sexual.


17 DE JUNHO DE 2004 – O Juiz Meales Medeiros abriu processo contra o ex-deputado Fernando Melo, movido por Sebastião Tavares, o homem da jarra de cerâmica. Fernando Melo retratou-se, disse que não chamou a turma de Babá de “quadrilha” e não teve a intenção de ofender ninguém. Babá aceitou as desculpas de Fernando e ficou tudo em paz. 


21 DE MAIO DE 2004 – O deputado João Gonçalves requereu à Assembléia Legislativa Votos de Aplausos para a jornalista Clévia Paz, “reconhecendo seu importante papel na sociedade itabaianense”.


17 DE JUNHO DE 2004 – A cidade de Pilar revive Sucupira do “Bem amado”: a cadeia pública ficou pronta há um ano e seis meses, mas não pode ser inaugurada. Faltam os presos.


17 DE MARÇO DE 1997 – O então vereador Pedro José da Silva pede ao prefeito Antonio Carlos Rodrigues de Melo Júnior a desapropriação do antigo Cine Ideal para ser uma casa de cultura, com teatro, museu e área de exposição. O prefeito deu calado por resposta e o cinema virou templo de igreja “pegue-pague”.


17 DE JULHO DE 2002 – A deputada Eurídice Moreira responde, em inquérito policial, à acusação de desvio de alimentos doados por entidades filantrópicas do Sul para famílias flageladas da seca no sertão. A Polícia Federal entrou no caso. A suspeita era de que Eurídice distribuiu os alimentos em Itabaiana em troca de votos.


28 DE NOVEMBRO DE 2004 – A prefeita eleita de Itabaiana, Eurídice Moreira, diz que “não vai dar esmola a ninguém, mas melhorar as condições de vida da população”. No Açude das Pedras, por exemplo, ela disse que vai financiar os bodegueiros e pequenos negociantes através de convênio com o Banco do Brasil e Banco do Nordeste.


01 DE MARÇO DE 2005 – O Juiz de Pilar, Ananias Nilton Xavier, pede ao jornal Tribuna do Vale, de Itabaiana, cópias de todas as entrevistas divulgadas no jornal proferidas pelo deputado João Gonçalves, fazendo acusações contra o Juiz.


25 DE MARÇO DE 2005 – O Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, insultou o então Presidente da Câmara Federal, deputado Severino Cavalcante. Chamou Severino de “cocô de gato”. A Sociedade Protetora dos Dejetos Animais protestou, indignados com a comparação feita pelo Arcebispo. “O cocô de gato, embora tenha semelhanças com os deputados, não deve ser baixado a esse nível, porque serve como adubo e combustível”, alegou a entidade.


01 DE ABRIL DE 2005 – Justo no Dia da Mentira, Belarmino Júnior Malta Ribeiro fundou o Centro de Integração Social de Itabaiana, entidade pré-inscrita como organização da sociedade civil de interesse público. 


04 DE MAIO DE 2005 – A prefeita de Itabaiana, Eurídice Moreira, remete projeto de lei à Câmara dando o nome de “Aglair da Silva” a uma praça e tornando feriado municipal o dia 05 de julho, data da morte do ex-prefeito, seu esposo. O ato contrariou princípios de impessoalidade de que trata a Constituição, mas ninguém notou.


19 DE ABRIL DE 2006 – A vereadora Márcia Ribeiro chama o também vereador Pedro José da Silva de “nazista, covarde e irresponsável” por este ter se negado a ceder o prédio da Câmara para uma palestra sobre drogas. 


07 DE JULHO DE 2005 – “O dinheiro da Prefeitura não pode ser destinado somente para pagar salários de pessoas de fora da cidade e parentes da prefeita. Por isso eu rompi com ela”, justificou Dema Azevedo.


08 DE JULHO DE 2005 – A prefeita de Itabaiana, Eurídice, sobre o rompimento do seu vice, Dema Azevedo: “graças a Deus que ele me deixou em paz!”.


25 DE MAIO DE 2005 – Itabaiana aparece como uma das cidades onde se registrou maior aumento de casos de AIDS: 31 casos registrados.


07 DE JULHO DE 2005 – Maria Elza, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itabaiana, acusa o secretário de Saúde, José Sinval, de cortar o convênio médico, “prejudicando os trabalhadores das comunidades rurais”.


05 DE ABRIL DE 2004 – Vereador Denis Albert Ramos, de São José dos Ramos, apresenta requerimento com Votos de Aplausos para o jornal “Tribuna do Vale”.


07 DE OUTUBRO DE 2005 – O deputado Manoel Júnior ameaça processar o jornal “Tribuna do Vale” por suposta calúnia e difamação porque o jornal publicou foto de caminhão pipa distribuindo água em São Miguel de Taipu com propaganda política do deputado.


“Esquecer é permitir, lembrar é combater”















Nenhum comentário:

Postar um comentário