segunda-feira, 26 de dezembro de 2011



Antonio Carlos na escola, ensinando aos alunos princípios básicos e regras das leis da física e do sistema de cartografia


ESTRANHOS CAMINHOS (1)


Recebo de uma pessoa de Itabaiana o processo licitatório para contratação de transporte escolar na administração do ex-prefeito Antonio Carlos. A intenção do remetente (não é anônimo, mas pediu sigilo) é claramente desconstruir a imagem do filho de Toinho Melo, sinal de que o menino ainda assombra facções políticas adversárias do PMDB na terra de Galego da Prestação. 


ESTRANHOS CAMINHOS (2)


O processo realmente tem informações no mínimo estranhas. Vou apurar, sem, no entanto, dar trela a esse “marketing vale-tudo” que já começa a aparecer com a proximidade da eleição de 2012. Não tenho nada contra Antonio Carlos. Vou conversar com ele para que esclareça pontos obscuros naquela licitação. Sabendo-se que, em licitação pública, é comum conter todas as extensões finitas e todos os corpos ou objetos existentes e possíveis, ou até impossíveis, para caber na lógica da apropriação indébita de bens públicos.

VISITANDO O PASSADO (1)

O escritor Romualdo Palhano, potiguar radicado desde menino em Itabaiana, escreveu um livro falando justamente de sua infância na terra de Zé da Luz. O título: “Eu e a Rainha – de menino a rapazinho”. Começa o livro retratando as ruas onde morou: Rua Padre Ibiapina, Rua dos Ferroviários, Travessa da Rua da Palha, Rua Alfredo Coutinho de Lira, Rua João Feliciano de Luna e Rua Poeta Zé da Luz, no Conjunto Costa e Silva.

VISITANDO O PASSADO (2)

O autor do livro me autorizou a publicar no meu blog trechos da obra, o que começo a fazer a partir de amanhã e todas as terças-feiras. Para ilustrar, escalei minha comadre Das Dores Neta, que vai fotografar as ruas e lugares onde viveu e atuou Romualdo Palhano em Itabaiana. O lançamento do livro será no dia 28 de janeiro, no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar.

NOTA BAIXA

A vereadora “pró-tempore” Sônia, de Itabaiana, foi apontada pelos internautas leitores do meu blog como a de menor expressão na Câmara Municipal. Ela quase não se pronunciou na tribuna e parece que zerou no quesito proposituras.

DESTAQUE

Na área educacional, o destaque ficou por conta da atuação da professora Rosane Almeida, gestora da Escola Estadual Dr. Antonio Batista Santiago. Ela é pré-candidata a vereadora, confiante nos seus admiradores e alunos. Merece uma cadeira no parlamento.

SEM IMPULSO

A força da Prefeitura não está sendo suficiente para erguer a candidatura de Fábio Rodrigues. O rapaz tem se esforçado para dar visibilidade ao seu próprio nome, mas até agora não saiu do chão. É ruim levantar voo tendo como lastro uma administração que peerdeu o rumo e o prumo.

PACTO

Nos últimos dias, o que se percebe claramente é que o Governador Ricardo Coutinho tem dado impulso à candidatura de Zé Ramos pelo PSB. Investe no nome do advogado, que é realmente o melhor nome do partido na cidade. Fala-se em pacto entre Zé e Dr. Lúcio, acordo negociado sob a chancela do Governo. Em janeiro vindouro, as coisas começam a se esclarecer na política local.

RESÍDUOS

Ricardo Coutinho disse que a cidade de Itabaiana será atendida com recursos do Cooperar para a instalação de uma Usina de Resíduos Sólidos. E essa usina não foi para Salgado de São Félix, porque a prefeita Eurídice não providenciou o terreno para instalar? Tem alguém escondendo o lixo debaixo do tapete.

EITA GOTA!

Meu compadre Efigênio Moura comemorando a terceira edição do seu excelente livro “Eita gôta!”, pela Editora da Uepb. Quando lançará a obra em Itabaiana? O livro ganhou prefácio de Bráulio Tavares, de quem estou lendo o livro “A espinha dorsal da memória”. Você pode comprar o livro de Efigênio em João Pessoa no Restaurante Vila Cariri em Manaíra, porque as livrarias locais não têm espaço para autores paraibanos. No Recife, “Eita gota” está em exposição nas Livrarias Jaqueira e Imperatriz (Tacaruna Shopping) e no Canto Sertanejo, no mercado da Madalena e em Monteiro na Casa Progresso.

ARROCHO (1)

O aperto nas rádios comunitárias, proibidas de sobreviver com anúncios publicitários e tendo a burocracia como entrave, é de se lamentar e condenar. Vai para o currículo de Dilma Rousseff. A rádio onde atuo, Comunitária Zumbi dos Palmares, teve seu pedido de outorga negado pelo Ministério das Comunicações.

ARROCHO (2)


Vale lembrar que o Ministério das Comunicações pretende controlar quem fizer parte de rádios comunitárias. Exige os dados pessoais de todos os dirigentes e até “foto” do local de moradia; qualquer mudança deve ser imediatamente comunicada ao Poder. Os nazistas fizeram isso. Antes de serem deportados para os campos de concentração, os judeus eram “fichados” e obrigados a ostentar no peito a estrela de Davi, símbolo do judaísmo.


SEM PROBLEMAS


Uma coisa é certa: o vereador Zé Cobal não perde nem embranquece um único fio de cabelo por conta do bombardeio que vem sofrendo devido às suas ligações pouco ortodoxas com a Prefeitura. O homem é zen, tranquilo. Sabe que seu eleitorado não lê blog nem se incomodaria com possíveis desvios de conduta. O que eles querem é presente de Papai Noel e Mamãe Dida, na hora certa. O money para esses agrados já está sendo devidamente reservado.
JURIPIRANGA
Juripiranga é o único município do vale do Paraíba que apresentou maior variação nominal positiva do Produto Interno Bruto entre 2008 e 2009 (27,4%), segundo o IBGE. O município é destaque estadual nesse índice. Parabéns ao povo de Juripiranga e ao seu gestor, Tom Maroja, meu colaborador no projeto de imprensa escrita com o jornal “Tribuna do Vale”.


INFIDELIDADE


O PMDB de Itabaiana, através de seus suplentes de vereador Luiz Antonio de Araújo Filho (Lula do Mangaio) e Antonio da Guia de Souza (Professor Carioca) pede no TRE-PB os mandatos dos vereadores Elias da Banca e Dedé Tavares, por infidelidade partidária. Para eles, Dedé e Elias só são fiéis à dona Eurídice e ao seu filho Zé Sinval. 


ALÔ PESSOAL!


No fim do ano, meu alô aos companheiros e companheiras do movimento de rádios livres e comunitárias: José Arimatéia de Bayeux, Jaqueline Farias de Barra de Santana, Elizângela Paulino de Bayeux, da Rádio Casa Branca, Daniel Pereira do Centro Popular de Cultura e Comunicação, Rádio Comunitária Voz Popular da comunidade São Rafael, que Maria Juliana da Associação Juventude e Ação – AJA,  Rádio Comunitária Independente do Timbó em João Pessoa, e  Valdelice Rodrigues da CACTOS – Associação Comunitária de Educação e Cultura, Rádio Comunitária Cactos FM. Geilza Roberto, da Associação Comunitária dos Moradores de Mituaçu, Rádio Comunitária Mituaçu, Luiz Carlos Ferreira, nosso Lula da Rádio Umbu, de Umbuzeiro, Carlos Fábio, da Associação Comunitária Negra Nhandu, Rádio Comunitária Nhandu do sítio Lagoa, Severino Ramos da Rádio Araçá de Mari, Francisco Benício Segundo, da Associação Comunitária de Radiodifusão de Umburana Gangorra e Vertente em Jericó e Francisco Alves, da Associação Unir, Sentir, Pensar e Agir – USPAR, em São João do Tigre. Magda Danyelle do Movimento Ajuda Mútua, em João Pessoa, extensivo a José Valentim, da Associação Cultural de Difusão Comunitária de Barra de Santa Rosa. Em Jacaraú, a Associação Comunitária Renascer, com a liderança do Severino Ramos. Não cito mais nomes por falta de espaço.


Nenhum comentário:

Postar um comentário