quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

NILSON REIS


Saudades dos nossos artistas populares

Depois que inventaram a moda de cercar o centro da cidade e privatizar a festa da Padroeira, o povo de Itabaiana do Norte tem nostalgia das antigas festas com nossos artistas populares brilhando nos concorridos shows de calouros. Com dificuldades extremas para entender e atender o espírito coletivo de nossa gente, mesmo porque não reside na cidade e não tem maiores vínculos com sua cultura, a alagoana radicada na Paraíba, dona Eurídice, prefeita do lugar, juntou-se ao padre da Freguesia e radicalizou: fechou a praça com muros de ferro e chamou Reginaldo Rossi para realizar show brega.

Meu compadre poeta Edriano Silva, no seu blog “Itabaiana Jovem”, lembra os tempos de ouro da festa de Nossa Senhora da Conceição e o espetáculo de cantores amadores no palco armado em frente à Igreja Matriz. Era o momento de glória dos cantores e cantoras da cidade. A multidão aclamava seus calouros. Não havia a ganância em trazer artistas famosos e cobrar caro para pretensas obras assistenciais. Todo mundo se divertia de graça com os artistas locais, principalmente com um em especial, o cantor Nilson Reis, conhecido como Nilson Tanajura, o mais folclórico, o mais aplaudido, o rei em pequeno grau daquelas noitadas.

Com seus trajes extravagantes, antes de cantar tirava do bolso uma lista enorme de nomes de amigos para quem mandava abraços. Nilson Reis geralmente só cantava uma música do super brega Alípio Martins, seu ídolo maior. O povão ia ao delírio. Depois, Nilson gravou um CD que ele mesmo distribuía com os fãs. Onde passava era uma festa. Ele e tantos outros artistas populares, como os “Arrochados do Forró”, faziam uma festa barata, simples, estilo povão, mas sem essas ostentações imbecilóides do momento/acidente atual.

“Onde está o apoio à nossa cultura e aos nossos talentos, quando poderíamos revelar novos poetas, escritores, cantores e compositores?”, pergunta Edriano.  Sem reconhecimento à nossa cultura, resta-nos viver das lembranças do que passou e nos deixou apenas saudades, constata ele.

O cantor Nilson Reis, esse vive sua vidinha de astro meio apagado, mas sempre tentando voltar ao sucesso. Dizem que Nilson concedeu entrevista ao blog “Força Jovem” onde fala de sua antiga amizade com Bin Laden. Evidente que Nilson sempre delira um pouco, mas quem nunca delirou? Esses doidos me fascinam. Parafraseando outro maluco, o também famoso “Mocidade”: pra ser doido em Itabaiana é preciso ter muito juízo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário