segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Clotilde Tavares é minha irmã

Clotilde Tavares, para a meia dúzia que não sabe de quem se trata, é natural de Campina Grande, conterrânea de minha mãe Iraci, médica, poeta, professora, jornalista, atriz de teatro e cinema, dramaturga, escritora e pesquisadora em cultura popular. Escreveu sete livros, entre eles “Coração Parahybano” que acabei de ler. É um livro de crônicas sobre sua pátria paraibana, ela que mora em Natal, Rio Grande do Norte.

Este fascinante mergulho na alma paraibana mostra a escritora excepcional, mestra no seu ofício de escrever. Da maneira mais encantadora e lírica, Clotilde contempla a sua mãe Parahyba e volta no tempo, visitando os “berços dos seus mitos fundadores” que guiam sua vida de artista e cidadã.

Em uma das crônicas, Clotilde Tavares traça um perfil do seu pai, jornalista Nilo Tavares. Ele foi um auto didata cuja trajetória de vida lembra muito meu próprio pai, jornalista Arnaud Costa. O progenitor de Clotilde Tavares foi gráfico, tinha apenas o curso primário, escrevia para jornais, fez versos, foi secretário de prefeitura e redator de jornais. Militou no esporte de Campina Grande, foi comentarista esportivo em rádios da Rainha da Borborema e diretor do Treze Futebol Clube, nosso Galo afamado e aguerrido. Tentou ocupar o cargo de vereador, sem sucesso. Seu partido era o velho MDB combatente da ditadura. Aposentou-se em 1980, depois de sofrer um acidente vascular cerebral. Em 1983, tomou posse na Academia de Letras de Campina Grande.

Vejam a similitude das vidas desses cidadãos: meu pai também é auto didata, frequentou apenas o curso primário, foi tipógrafo, escrevia crônicas para jornais da Paraíba e de Pernambuco, foi correspondente do Diário de Pernambuco, foi secretário da Prefeitura de Itabaiana em duas gestões. Ativista cultural em sua terra Itabaiana, comandou times de futebol e escolas de samba, dirigiu a Liga Itabaianense de Desportos, foi comentarista esportivo em rádios de Sapé e Guarabira e militante do MDB, partido pelo qual foi candidato a vereador. Não toma parte em academias de letras, mas é Mestre Maçom conceituado. Recentemente, foi acometido de um acidental vascular cerebral. Sobreviveu e passa bem.

Permita-me, portanto, minha comadre Clotilde, que eu a inscreva no rol dos meus irmãos postiços, haja vista os elementos conformes nas magníficas vidas dos nossos pais.

Um comentário:

  1. Querido Fábio, sou muito grata por essas palavras tão gentis. para você, um grande e fraterno beijo da sua "irmã".

    ResponderExcluir