segunda-feira, 7 de novembro de 2011

"Gosto que me leiam e saibam o que acho das coisas. É uma forma de existir."
- Paulo Francis, pseudônimo de Franz Paul Trannin da Matta Heilborn (Rio de Janeiro, 02/09/1930-New York 04/02/1997), jornalista, crítico de teatro e escritor brasileiro. 


Hoje completam 49 anos da morte de José Silveira, que foi prefeito de Itabaiana de 55 a 59 do século passado. Zé Silveira (foto) foi o maior líder popular da cidade, assassinado por questões políticas. Sua herança política ainda hoje alimenta o fanatismo do povão pelo PMDB, sucedâneo da sua corrente partidária. O partido hoje pertence a um grupo familiar, que se aproveita do carisma do antigo PSD dos “pés-de-poeira” para alcançar objetivos pouco nobres. Mais ou menos o que ocorre com o PMDB nacional, sigla de vultos iguais a Ulisses Guimarães, hoje meros coadjuvantes dos bandos de urubus corruptos em torno da carniça das verbas públicas.

* * *

Meu analista - ou seja, eu mesmo – disse que está na hora de retomar o papo aqui na Toca. Sinto falta desse hábito de escrever abobrinhas toda manhã, já que estou no apagar das luzes da mais séria crise de tendinite, dor paroxística que me impede os movimentos da mão direita.

Agradecido à minha comadre Lourdinha pelas recomendações e cuidados. Essa eminente pesquisadora já faz parte da Toca.

* * *

Como convém a um bom fofoqueiro, andei bisbilhotando nos recados do blog do meu compadre Marconi Xavier, de Itabaiana. O lance da semana foi a saia justa entre Ricardo Coutinho e o ex-deputado Fernando Melo. O governador cruzou com Melo numa solenidade em Juripiranga. Desafiado a pagar uma dívida do Estado com o ex-deputado, Coutinho bateu boca e teve até dedo nas ventas. O incidente surpreendeu o vice-governador, testemunha da treta.

* * *

Dia 15 teremos a III Marcha de Combate à Corrupção, às 16 horas, no Busto de Tamandaré, em João Pessoa. Sábado foi a passeata do Movimento pela Paz no Trânsito e contra a impunidade. Domingo, a Marcha LGBT pelo direito do cidadão a ter sua escolha sexual respeitada. Inculcando tensão ao ambiente, a Polícia Civil ameaça greve e passeata. Mais tensa do que a Ceia Larga, a Mesa de Renda prossegue sem render nada, debochando do Governo que anda mais atrapalhado do que futebol de padre.

* * *

Nesse mundo intolerante, bonito exemplo do vereador evangélico Djalma Sousa, de Natal, concedendo título de cidadão honorário ao Babalorixá Melquesedec (foto), em reconhecimento pelo trabalho social que ele realiza. Esse é papel do homem público: servir à sociedade que é plural. Cega a esse tipo de questões, a humanidade continua na sua marcha diária de intolerância e ódio religioso, sexual, racial, social e o diabo a quatro. Por falar nisso, o ex-deputado Pastor Fausto foi preso, acusado de tráfico de crianças.

* * *

Só porque cortaram sua boquinha na Secretaria de Cultura, o humorista Nairom Barreto (Zé Lezim) disse em show em Campina Grande que João Pessoa é uma merda. Insultou a cidade onde morou e começou a carreira, que por sinal (a carreira) está em plena decadência. Humor pornográfico e apelativo logo perde a graça. E com xenofobismo besta, não tem graça nenhuma.

* * *

O Núcleo de Planejamento Estratégico da Toca do Leão está em reunião permanente para decidir os rumos a tomar em 2012, que o ano já está se findando. Estão sendo averiguados a qualidade da saúde, a motivação do suplicante, as condições oferecidas e o nível de intensidade da atividade individual do Leão. A princípio, em janeiro lançaremos a segunda edição do “Biu Pacatuba” em assentamento rural. Sério: preciso planejar a vida, o mínimo que seja. Uma certeza: não serei candidato a nada. Uma dúvida: manter ou não a Toca no ar.


* * *

Li de um só fôlego, como se dizia antigamente, o ótimo romance "Arkáditch", último livro de W.J. Solha. Esse escritor, ator, pintor e cineasta fez o caminho inverso: saiu do Sul maravilha, radicando-se na Paraíba, onde construiu sua obra. O normal é o cara procurar o Sul para obter reconhecimento. Mesmo porque Solha nunca desejou reconhecimento, mas realizar sua criatividade em paz. Muito menos quis ganhar dinheiro. Seu livro não é vendido. Ele remete aos leitores, pelo Correio, pagando até o frete. Eu também faço isso, correndo o risco do destinatário devolver meu livro por excesso de mediocridade. Do livro ou do leitor.

* * *

Madame Preciosa foi ao endocrinologista porque estava  se sentindo gorda. “Você é o que você come”, afirmou o doutor. Madame pensou: “eu como pizza, churrasco, sorvete, chocolate, macarronada, doces, tomo cerveja e caipirinha. Conclusão: eu sou é muito gostosa!”

* * *


Alô, como vai?

Para Débora Lins, Zezita Matos, Hugo Tavares Dutra, Dalmo Oliveira, Geraldo Moraes, Andrezza Ribeiro, Antonio Balbino e Luiza Pedrosa.

Um comentário:

  1. Oi Fábio: Obrigada pelo título que me oferece de graça:membro da TOCA. Talvez seja o mais importante que conquistei, quando vejo aproximar-se o apagar das luzes.
    Um abraço de
    Lourdinha

    ResponderExcluir