sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Autobiografia da professora Onelice de Medeiros Borges


Estou lendo a Autobiografia histórico-cronológica da professora Onelice Borges, contando desde sua infância em Princesa Isabel até a carreira como pedagoga na Universidade Federal da Paraíba, passando pelo período em que morou em Itabaiana, e suas ações na área educacional. Foi minha mestra no Grupo Escolar Professor Maciel, em Itabaiana.

Dona Onelice foi aluna do professor Burity, ex-governador do Estado, e amiga do Ministro José Américo de Almeida, cliente e amigo do seu irmão, o oftalmologista Osvaldo Travassos. Visitava frequentemente a casa de Zé Américo em Tambaú. Onelice é amiga e confreira da Secretária de José Américo, Lourdinha. As duas pertencem à Academia Feminina de Letras e Artes da Paraíba.

Onelice Borges foi fundadora do Grupo Escolar Professor Maciel, juntamente com Celeste Fonseca, Cleide, Nevinha de Dina, Amazile, Almira, Pidinha, Zezita, Jandira e Nini. Também fui aluno de Celeste naquele grupo escolar. Na Escola João Fagundes de Oliveira, voltei a ser aluno de dona Onelice, onde também estudei com as professoras Neo, Berta e Valéria. Dona Neo faleceu recentemente em Itabaiana. Dona Valéria é a proprietária do casarão histórico onde estamos instalando o Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, na Rua da Boca da Mata.

O livro de dona Onelice nos remete aos tempos de ouro da velha Itabaiana, coisas que me comovem em sentido lato. Quem tiver contato com dona Onelice, por favor me informe, para possibilitar uma entrevista destinada ao documentário que ando preparando sobre minha terra adotiva. Procuro esses depoimentos de pessoas que ajudaram a engrandecer a pátria de Vladimir de Carvalho, personalidades que, de alguma forma, sejam mensageiros da última dignidade de uma terra em crise ética crônica.

O livro “História pessoal e profissional da professora e acadêmica Onelice de Medeiros Borges” estará à disposição dos leitores de Itabaiana em nossa Biblioteca Comunitária Jornalista Arnaud Costa, no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, a partir do dia 30 de novembro.   


Um comentário:

  1. Onelice de Medeiros Borges será homenagiada pelos professores e alunos da EEEFP Maria Alves de Brito no livro de comemoração aos 63 anos da EMAB onde fala da historia da escola e da vida da professora Maria Alves de Brito, onde a professora Onelice fez parte desta historia.

    ResponderExcluir