domingo, 9 de outubro de 2011

Ponto de Cultura Cantiga de Ninar resgata jogos infantis em escola


Crianças da Escola João Fagundes de Oliveira participam do projeto teatral de Ed Gonchá, promoção do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar em Itabaiana.
Ed Gonchá, monitor do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, está fazendo um trabalho com crianças e adolescentes da Escola João Fagundes de Oliveira, em Itabaiana, que consiste na montagem da peça, “Brincando de antigamente”, de sua autoria, proporcionando um resgate dos folguedos populares a partir do ensino das artes cênicas, dança e da música regional, trabalhando com crianças na faixa etária de 8 a 15 anos. 
 
As antigas brincadeiras infantis do Nordeste, que se via nas ruas das cidades do Interior, como pega-pega, esconde-esconde, pular corda e elástico, pão-duro, amarelinha, bola de gude (bila), pião e soltar pipa (papagaio), serão resgatadas na montagem da peça.
Gonchá explica que o projeto também visa orientar a criança no descobrimento do seu potencial técnico-criativo através de exercícios psicomotores que proporcionam maior coordenação, equilíbrio, força, auto-conhecimento, socialização e consciência do espaço e do tempo.
“Percebe-se que as tradicionais brincadeiras de rua permanecem no imaginário dos meninos e meninas. Se compararmos com um passado recente, as brincadeiras de ruas diminuíram muito, mas não acabaram. Essas diversões mantêm um forte aspecto lúdico”, disse Gonchá. Ele conta com o apoio das professoras Rose e Telma Lopes, administradoras escolares. 
www.pccn.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário