segunda-feira, 5 de setembro de 2011





O SENHOR FREVO

Dizem que este homem é a cara de Ricardo Coutinho. Trata-se de Toinho dos Piratas de Jaguaribe, o maior dançarino de frevo da Paraíba. Ele é de Jaguaribe, terra de Ricardo. Tem 65 anos, fuma e toma cachaça todo dia, mas a saúde é de ferro. Marcando o passo, vai chegar aos cem, acredita. “O governador anda espalhando que é da minha família, mas eu não garanto”, diz Toinho, que mora em Jaguaribe desde priscas eras.

MARGARET BANDEIRA

Margaret manda dizer que também é do bloco alvi-rubro do Timbu Coroado. Ela também é torcedora ardente do nosso União, clube amador de Itabaiana dirigido pelo seu e pelo meu genitor em priscas eras. Atualmente, do União só restam as fotos que Margaret guarda com carinho.

PRISCAS ERAS

“O que porra é prismas eras?” quer saber o dicionarista Sonsinho. Significa “em tempos passados”.

URUCUBACA

Poeta Orlando Otávio jura que a má sorte de sua terra vem da maldição de um pai por causa de namoro chamegoso da filha por trás do cemitério “em priscas eras”.

MELÃO

Quem foi que rogou essa praga: “Ainda vou ver Itabaiana coberta com melão de São Caetano?”. Dizem os antigos que foi uma mulher política. Não sei afirmar com certeza porque se deu “em priscas eras”.

DANDO TRELA

As mulheres de João Pessoa estão tiriricas com o humorista Rafael Bastos por causa de uma piada considerada infamante para o feminismo. O cara disse que mulher feia deveria agradecer por ser estuprada. Só que, protestando, o mulherio dá mais mídia ao idiota. O dito cujo fez show aqui no sábado, deu casa cheia.

CANTATORRE

No dia 6 de setembro, vai acontecer o 6º Cantatorre, na avenida Carneiro da Cunha, na Torre, a partir das 19 horas. É um projeto que reúne artistas da Torre, bairro de João Pessoa, entre eles Kennedy Costa. Dida Fialho e a Tribo Ras, para quem gosta de Reggae.

COMPADRE URAS (1)

Meu compadre e colega de serviço, o ferroviário Uras Uchoa, era um sujeito que vivia de bom humor. Chegou no bar de Rosalvo ferroviário, pediu uma cana e música de Luiz Gonzaga. “Hoje não tem música que meu pai morreu”. Uras: “E ele levou os discos, foi?”.

COMPADRE URAS (2)

Durante a madrugada, a mulher de Uras passa mal:
- Uras! Tá me dando uma coisa.
- Receba!
- Mas é uma coisa ruim!
- Então devolva!


EM SERRINHA

Na cidade de Juripiranga, conhecida por Serrinha, funcionam duas rádios comunitárias. Uma é de Vanildo e a outra é de Marcos. A de Vanildo, do lado de Pernambuco, é a mais ouvida. A de Marcos, chamada “Radical”, é mais, digamos, “chapa branca”. Em Itabaiana, a Comunitária Rainha é esmagada pela rádio do sistema Correio. Se o dono da rádio Rainha, Andrade, for eleito prefeito, aí ela vira “chapa branca” e tudo melhora.

FESTA

Vou fazer uma festa em Itabaiana que vai ficar nos anais da história social da terra de Carlão Safyra. Provavelmente será no dia 17 de dezembro. Relembrando as priscas eras. Aguardem notícias desse festão. Vamos reunir TODOS os itabaianenses que hoje moram em outras cidades. Vem gente até de Rondônia para dançar o rock/pop das priscas eras.

LANÇAMENTO

Neste dia, 17 de dezembro, eu e meu compadre Orlando Otávio iremos lançar o CD com nossas canções. Vai ser festa pra acudir gente... A banda pode ser The Fevers ou Os Incríveis. Também possa ser que toque Renato e seus Blue Caps. Com certeza será um conjunto das priscas eras.

PERU

O caso Cássio voltou para Joaquim. Depois, Joaquim manda o caso Cássio para Levandowski, que passa de cabeça para Joaquim, que dá de calcanhar pra Levandowski, que faz linha de passe pra Joaquim... E Cássio no meio, fazendo o papel de peru. Nas priscas eras, a Justiça brincava menos com o cidadão.

PARTIDO VERDE

Compadre Assis Firmino está organizando o Partido Verde em Mari, pras bandas de Taumatá e Pirpiri, que é pra entrar nos roçados do prefeito Antonio Gomes e comer o mandiocal, plantando em seu lugar o melão de São Caetano de Marcos Martins.

ACADEMIA NO MATO

Meu compadre Marcos Martins, ex-prefeito de Mari, está incentivando as mulheres do sítio Taumatá (Mari/PB) a criarem associações de defesa do sexo feminino, para defender, antes de mais nada, sua candidatura a prefeito. As mulheres de Taumatá já escolheram sua reivindicação: querem uma academia para modelar o corpo e ficar bonitas. Nas priscas eras, queriam era mandioca plantada naquela região de alta produção agrícola.

MARIA PRETA NO AR       

No assentamento Maria Preta, em Araçagi, os moradores querem botar para funcionar uma rádio comunitária, com as bênçãos do Incra e do deputado Frei Anastácio. E uma mãozinha de Fábio Mozart que é doido pra botar o povo no ar. Isso desde as priscas eras...

ALÔ

Meu alô de hoje vai para Erasmo Souto, Luiza Pedrosa, Marreta Trombonista, Babá da Olaria, Buda Lira, Hugo Tavares, Romualdo Palhano, Jurandi Pereira, Joaquim Lopes Neguinho, Luiz Paraíba, Edmilson Jurema, Assis Firmino de Mari, Joacir Avelino, Rubinho de Zé Crente e seu irmão Ronaldo vereador e crente, Jacinto Moreno e Palmari Lucena, filho de Tenente Lucena, pessoas conhecidas de priscas eras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário