terça-feira, 27 de setembro de 2011

Hoje é dia de cantar a velhice sem frescura de caridade


Eduardo Ferreira, guerreiro de 86 anos
Uma lei federal determina que hoje, 27 de setembro, é o Dia Nacional do Idoso. Também se comemora o dia do cantor, dia da música popular brasileira e da caridade. 

O tempo não pára e quem pára no tempo envelhece. Quem não consegue estar em sintonia e sinergia com seu tempo cultural/social está engessado, sem movimento. Esse é o velho. Tome-se o exemplo de Eduardo Ferreira de Oliveira, o primeiro vereador negro da cidade de São Paulo, eleito em 1963. Ele também é o autor do Hino da Negritude e se diz prejudicado em sua cidadania por conta do golpe de 1964. "Nossas lutas são sempre longas, amargas e difíceis, mas são lutas de glória", disse Oliveira, hoje bem disposto aos 86 anos. Nessa idade, ainda sonha, constrói, luta, canta e ama sua gente.
No próximo sábado, às 14 horas, quem quiser ouvir o depoimento de Eduardo Ferreira sintoniza na Rádio Tabajara AM, 1.110 MHZ, no programa “Alô comunidade”, onde vamos entrevistar o velho guerreiro do movimento negro e, de quebra, tocaremos o Hino da Negritude, de sua autoria. 

Quanto à caridade, tenham compaixão de quem não sabe envelhecer e fica por aí pintando os cabelos, disfarçando a honra de estar em constante desenvolvimento. Todos os bichos envelhecem. Só o ser humano tem o privilégio de se desenvolver. Assuma esse direito e deixe de tolices, querendo voltar a ser o idiota que foi nos verdes anos. 

Envelhecer mesmo é perder o brilho e cansar-se de si mesmo. Ninguém ama tanto a vida como o homem e a mulher que estão amadurecendo com dignidade e com a mesma paixão pela humanidade.

EM TEMPO: Hoje também é o Dia Nacional da Doação de Órgãos. Ameba doou seu fígado para a Pitu e Sonsinho acaba de doar seu micro-cérebro para estudos científicos. A comunidade científica desconfia de que o velho Sonsinho é o verdadeiro elo perdido que explica a transição entre primatas e a primeira linhagem do Homem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário