terça-feira, 13 de setembro de 2011

Fotos históricas



Minha comadre Margaret Bandeira, por favor, arquive essas duas fotos no seu catálogo de registros de imagens históricas de nossa velha Itabaiana do Norte. Foram enviadas pelo Nelito, bancário aposentado e um dos fundadores da Associação Atlética Banco do Brasil em Itabaiana.

Com as fotos, vem o enredo: é uma festa de despedida de Pedro Edson Sampaio, ex-gerente da agência do BB local afastado “pela prepotência de um inspetor” cujo nome a História apagou, por insignificante e desprezível. O tal inspetor convocou Nelito e Porfírio (lembro dele, irmão de minha professora de pintura), organizadores da festa, para saber de onde vinha a grana destinada ao rega-bofe. “Se eu sonhar que vocês estão pedindo dinheiro para este baile, transferido os dois para o Acre”, ameaçou o tal inspetor de quarteirão. 

O baile e o churrasco foram realizados com a fachada de terem sido patrocinados pelo comércio e indústria local, em homenagem ao gerente que se despedia. Zito, coletor de impostos, representou os comerciantes.

Nelito afirma ainda que o tal inspetor proibiu a presença de qualquer funcionário na mesa do homenageado. O homem era um Hitler de província mesmo! “Não sei precisar a data dessa festa, talvez em meados de 1968”, afirma Nelito, que é casado com Madeline, filha de seu Osório. Pedro Edson, o gerente perseguido pelo inspetor, foi padrinho do casamento em março de 1968.

Um comentário:

  1. Coisas do Banco do Brasil, que também vivi por 23 anos. Fotos arquivadas. Obrigada Fábio.

    ResponderExcluir