quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Lourdinha Luna já foi mestra de Madame Preciosa


Em Portugal, horóscopo parece previsão do tempo. E lá, o signo de Câncer vira Caranguejo

Madame Preciosa, a maior vidente do vale do rio Paraíba do Norte, mandou uma carta à Toca do Leão contando como aprendeu as técnicas de redação de horóscopos com a escritora Lourdinha Luna, secretária e muito amiga do também escritor José Américo de Almeida.

O caso eu conto como o caso foi. Em tempos passados, o jornalista Sá Leitão trabalhou como repórter de um jornal de João Pessoa, cobrindo a Assembléia Legislativa. Sendo Leitão um jornalista multifacetado, também redigia o horóscopo diário do jornal, sessão muito apreciada pelos leitores. Não tardou para que Lourdinha passasse a ajudar o “astrólogo”, aproveitando para redigir horóscopos talhados na medida para seus amigos funcionários da Assembléia e até deputados fervorosos. Conhecendo a intimidade de cada um, Lourdinha acertava na mosca as previsões. Para um deputado endividado, o seu signo indicava: “"um negócio bem sucedido vai tirá-lo da dependência de agiotas...". Para uma colega com o namoro bambo, lá vinha a salvação: "essa fase de indecisão vai passar e o amor será vitorioso..."

“Por coincidência, alguns calhavam. Era uma alegria só. Eles viam os prognósticos a respeito de suas vidas, como dogmas de fé”, afirma Lourdinha Luna. Ela garante que os horóscopos sob medida serviam para dar alento aos desesperançados. O segredo: escrever o que o leitor quer ler. A única ciência envolvida na operação é a sensibilidade. E tome mensagens positivas para estimular.

Atualmente os horóscopos caíram um pouco de nível. Creio que astrólogos estão trabalhando em restaurantes ou como motoristas de lotação. Agora quem escreve o horóscopo deve ser o office-boy ou profissional da área de diversões noturnas.

Em todo caso, eis o horóscopo de Leão, para quem nasceu entre 22 de julho e 22 de agosto: “Não deixe que aquela mocréia prejudique o seu dia e encare a surra que levou da patroa como uma lição de vida, sem chance de apelar para a Lei Maria da Penha. Sua cor é branca para combinar com as ataduras e esparadrapos. Você é do tipo sonhador, místico, sensível e costuma se doar muito. Se você é homem, as suas chances de ser viado são muito grandes. Você é cheio de conselhos fúteis e não faz nada além de encher o saco de todos que se aproximam de você. As leoninas dão boas apresentadoras de programa infantil e atrizes pornô.”

Resumindo: para evitar decepções, meu horóscopo eu mesmo faço.

Um comentário:

  1. Oi Fábio: Eu nunca pensei que hoje iria rir tanto, por via do seu comentário sobre o HORÓSCOPO que auxilei a redigir. Coitado do leonino (22.7 a 22.08) com sina tão indesejável!... Se alguem conhecido estiver aniversariando sob a influência desse signo, que Deus o proteja. Do contrário se não morrer de bala perdida ou certeira cairá em depressão pela surra que não tem remissão para o espancado, desde que não pode apelar para a lei Maria da Penha. Mais lamentável é a perspectiva de virar viado, pois não tem reversão.

    ResponderExcluir