segunda-feira, 18 de julho de 2011

TRANSTORNOS CAUSADOS PELAS CHUVAS NO BAIXO PARAÍBA

Foto: www.blogitabaianahoje.blogspot.com
 

Ponte cai e isola parte da cidade de Itabaiana

Moradores do município de Itabaiana (PB), a 63 km da capital João Pessoa, estão isolados. Neste domingo (17), uma ponte desmoronou entre Itabaiana e a cidade de São José dos Ramos, com o aumento do volume de água do riacho de Mogeiro. Com isso, a cidade ficou isolada pela estrada que liga à BR 230. A estrada de terra que dá aceso a Pilar, que se encontra em péssimas condições, também não tem mínimas condições de tráfego. Os moradores da cidade só contam com a estrada de Juripiranga, na fronteira com Pernambuco, o que significa que Itabaiana não tem mais contato com a Paraíba. "Melhor o município passar logo para o território pernambucano", disse desolado um morador.

Antes, os moradores já reclamavam da ausência de transporte coletivo para João Pessoa, já que a empresa Transparaíba está cada vez mais restringindo os horários dos ônibus. Para Pilar, só é disponibilizado apenas um ônibus por dia. 

“Nós estávamos sem sinal de rádio, agora ficamos sem estrada, e cada dia nossa cidade aprofunda sua decadência”, disse um morador da localidade. Outro cidadão, que não quis se identificar, observou que a cidade há muito está sem prefeito, e agora, sem estrada e sem transporte, ficou completamente abandonada. O popular se refere às constantes ausências da prefeita Eurídice Moreira, que reside em João Pessoa e visita esporadicamente o Município.


Um comentário:

  1. Oi Fábio Mozart: Observando as fotos no blog do Tião e no seu, registro o estrago que as águas fizeram este ano no Nordeste. Em 1964 foi assim também, porém, com vários agravantes para o socorro às áreas necessitadas. As estradas de barro em solidariedade às chuvas desceram com elas para o litoral e tiveram sua decantação no mar que mudou do verde para vermelho. Os meios de comunicação eram precários e apenas as estações de rádio da PM e do GE davam noticia do desespero no interior. Os tratores que tentavam levar alimentos para o Brejo ficavam presos no lamaçal. Acompanhei esse drama pois na época me iniciava no trabalho burocrático a José Américo e o Grupamento e a Policia remetiam diariamente um boletim para ele, sobre a situação das zonas conflagradas. O homem conquistou tanta coisa em benefício da sociedade, sob todos os aspectos, mas ainda não conseguiu domar o tempo. Se os cientista pudessem controlar a pluviosidade o mundo seria um paraiso, desde que a chuva só cairia na medida necessária para a produção de alimentos e afins. A seca seria excluida dos fenômenos naturais. Era bom demais, não era Fábio?

    ResponderExcluir