domingo, 3 de julho de 2011

Solidão no ar

Sinal de rádio prejudicado em Itabaiana

Os ouvintes de rádio em Itabaiana, Paraíba, reclamam da precariedade da recepção de sinal de rádio na região. Devido à sua posição geográfica, a cidade tem dificuldades em captar sinais de rádio, mas ultimamente a situação piorou, segundo informa José Dias, morador da localidade.

Independente das características específicas do relevo da região, a cidade sintonizava as rádios Tabajara da Paraíba (AM), Rádio Rural de Guarabira (AM), Rádio Princesa de Timbaúba (FM) e Rádio Campina Grande FM. Depois do advento da Rádio Itabaiana FM, do Sistema Correio de Comunicação, até a Rádio Comunitária Rainha, de alcance local, tem dificuldades de ser sintonizada em alguns locais da zona urbana.

Meu compadre Marcelo Geovanne deu um depoimento na Rádio Tabajara AM para o programa “Alô comunidade” e ficou frustrado: não conseguiu ouvir a programação no seu potente rádio. O compadre Gilberto Bastos, o homem da banda de um homem só, é taxativo: “rádio Tabajara AM tem audiência zero, a não ser no programa de Spencer Hartmann e quando retransmite jogos do futebol carioca pela Jovem Pan do Rio”. Acho que ele não tem completa razão. Pelo menos quatro ouvintes nos ligaram dos bairros de São José, Tambaú e Novais em João Pessoa, e outro de Cabedelo, dizendo que escutavam o programa. A solidão não é total. E pela internet já temos ouvintes cativos, no blog da Rádio Comunitária Zumbi dos Palmares. (www.radiozumbijp.blogspot.com)

O sinal da Tabajara está muito fraco na região e praticamente não existe em Itabaiana, onde as rádios AM deixaram de ser sintonizadas. As emissoras AM têm mais potencial no interior do Estado, mas não apresentam programas desenhados para a realidade dessas praças. A Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária está tentando viabilizar projeto que envolve muitas cidades do interior através da participação no programa Alô Comunidade, veiculado aos sábados (14h) na Tabajara AM. Mas a rádio só está pegando online, o que praticamente inviabiliza o objetivo de alcançar os ouvintes nessas regiões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário