sexta-feira, 22 de julho de 2011

QUEM LÊ MEU LIVRO


Ernandes Ramos

Ernandes Ramos está no meu livro “A Voz de Itabaiana e outras vozes” no papel de locutor de difusora, herdeiro da tradição da família “João do Bode” nas comunicações alternativas da terra de Erasmo Souto. Atualmente, Ernandes pode ser pego em flagrante tocando um programa jornalístico na Rádio Comunitária Rainha.

O princípio básico dos meninos de João do Bode é estar no ar, não importa em que mídia. Nasceram para falar no aparelho. Corta para a sala do estúdio de sua difusora Canaã, onde toca músicas gospel e lê pequenos anúncios publicitários que produzem uma renda insignificante, mas dá pro gasto de uma família tão simples e temente a Deus.

O pai de Ernandes, meu considerado compadre Raminho do Bode, é atualmente o mais velho locutor em atividade na terra de Luiz Monteiro. Conta mais de 40 anos falando diariamente e o dia todo na sua difusora “A Voz de Itabaiana”, onde assume os papéis de locutor, agente comercial, cobrador, publicitário, forrozeiro, técnico e ajudante dele mesmo nas constantes investidas escada acima para consertar as velhas cornetas fanhosas espalhadas pelos postes da cidade. O ex-locutor de parque de diversões Marcos Veloso assim define Raminho: “ser locutor ruim é fácil, até eu posso ser; difícil mesmo é ser locutor muito ruim, e isso Raminho consegue”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário