terça-feira, 12 de julho de 2011

Pontos de Cultura terão encontro em setembro na Paraíba

Hipólito Lucena, Alice Monteiro, Clévia Paz, Fábio Mozart e Edglês Gonçalves
 
A Comissão de Articulação da TEIA/PB 2011 definiu as datas de 11 a 14 de setembro para a realização do evento, na cidade de Areia. A Teia é o espaço de encontro entre Pontos de Cultura e, assim, um momento de grande celebração da diversidade cultural brasileira. As Teias vêm acontecendo desde 2005 em âmbito nacional. Este ano, teremos a segunda Teia Estadual Paraibana.
A programação prevê três dias de mostra artística e debates sobre o Programa Cultura Viva, além de rodas de conversa sobre Linguagens, Processos Educativos, Gestão e Comunicação. A programação não está fechada, mas contempla Mostra de produtos e produções dos Pontos de Cultura, que acontecerá no Espaço da Arte Horácio de Almeida, no Auditório do Colégio Santa Rita, no Teatro Minerva e ainda em espaços alternativos nos bairros periféricos da cidade, além de se cogitar a utilização do Circo que está sendo contratado para receber o Festival de Artes de Areia.
A TEIA 2011 da Paraíba pretende convidar o senador Cícero Lucena, membro da Comissão de Cultura do Senado Federal, Marta Porto, do Ministério da Cultura e Chico César, Secretário de Cultura da Paraíba, para participarem de mesa redonda sobre o Programa Cultura Viva e propor uma análise de conjuntura da Cultura no plano nacional e regional.
A programação prevê também a participação de entidades convidadas para falarem sobre suas experiências de sucesso, a exemplo da Fundação Casa Grande, de Nova Olinda, CE, e a ASCUZA – Associação Cultural de Zabelê, PB.
Em paralelo, acontecerá a TEIA na ESCOLA, constituída de atividades didático/pedagógicas e culturais destinadas para as escolas de Areia. Serão oferecidas duas oficinas ministradas por pessoas dos Pontos, sendo uma de comunicação - incentivo aos jornais das escolas e produção radiofônica alternativa - e outra lúdica: dança, música, jogos, e também uma apresentação artística para cada escola.
Na reunião com os representantes dos Pontos de Cultura da Paraíba, realizada nesta segunda, 11 de julho, a proposta de programação foi apresentada e discutida. Agora a Comissão de Articulação irá se reunir com o Secretário de Cultura da Paraíba, Chico César, nesta quinta (14/07/11) as 16:00h para definir as questões estruturais e de financiamento do evento.
Na reunião virtual, foram definidas a pré-aprovação da programação e indicação de nomes para comporem as seguintes comissões:
Comissão Pedagógica para a TEIA – Escola:
·         Edilene, Hipolito Lucena, Alcemir Freire, Elidiana e Penha;
Comissão de comunicação:
·         Fábio Mozart, Melissa, Manassés e Sandra
 Próxima reunião virtual ficou marcada para Quinta feira, 14 de julho de 2011, as 19:30h.
 Participaram da Reunião virtual os seguintes Pontos de Cultura:

1. Viva o Museu (Areia) – Lúcia Giovanna;

2. Rede Viva (Campina Grande) – Josenita Araújo;

3. Ypuarana (Lagoa Seca) – Hipolito Lucena;

4. Casa do Beradéro (Catolé do Rocha) – Aline;

5. Piolin (João Pessoa) – Buda Lira;

6. Ser Especial (S. J. do Rio do Peixe) –Nivaldo Amador;

7. Para'iwa Multivisualnet - Bananeiras - Elidiana;

8. Queimadas– Melissa e França;

9. Ponto de Cultura Cantiga de Ninar - Itabaiana - Fábio Mozart, Clévia Paz e Edglês Gonçalves;

10. CHP Escola Viva Olho do Tempo/ Pontão ventre do Sol- Ação Griô - João Pessoa/Vale do Gramame – Penhinha;

11. Nova Palmeira – Sandra Medeiros;

12. Lagoa de Dentro – Alcemir Freire;

13. Vieirópolis– Luiz Cacau;

Hipolito Lucena com contribuição de Fábio Mozart (www.pccn.wordpress.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário