sexta-feira, 22 de julho de 2011

Filha de poeta encontra a Toca do leão


Poeta Chico Mota



Sr. Fábio Mozart:

Procurando pelo Poema "A Terra Caiu no Chão", de Zé da Luz, me depararei com o seu sítio. Um espaço que valoriza a poesia, a literatura, o cordel .

Não sou poeta, mas convivi em meio à poesia e na minha humilde casa em Caicó-RN, se hospedavam grandes violeiros como Otacílio Batista, Pedro, João e Daudeth Bandeira, Ivanildo Vilanova,Severino Ferreira, Severino Feitosa, Eliseu ventania, João Furiba, Fenelon Dantas e tantos outros.

Fiquei emocionada porque muita coisa aqui lembra o meu saudoso pai, o poeta violeiro Chico Mota, paraibano de Catolé do Rocha, que no seu livre-arbítrio, em 05 de junho de 2011, decidiu abreviar sua vida. Meu pai tinha um programa de rádio há 48 anos ininterrruptos na Rádio Rural de Caicó e juntamente com meu irmão, Djalma Mota, divulgavam a cultura popular na região. Ele falava muito em Pinto de Monteiro, Patativa do Assaré e Manoel Xudu.

Sua viola calou e ele deixou onze filhos e uma saudade sem fim; uma lição de amor e um epitáfio:

"No sepulcro quero apenas
Inscrição de minha idade
E em lugar de verbenas
Um poema de saudade".

Parabéns pelo Blog.

Inês Mota

Trajetória
 
Chico Mota morreu aos 86 anos. Ele era paraibano da cidade de Catolé do Rocha. Iniciou sua vida como violeiro em 1963.

Neste mesmo ano, criou, juntamente com o violeiro-repentista José Soares Sobrinho(in memoriam) o programa Violeiros do Seridó, pela Emissora de Educação Rural de Caicó, que acabara de ser inaugurada.
Durante todo esse tempo Chico Mota comandou o programa Violeiros do Seridó, tendo como parceiro o também violeiro e repentista Cícero do Nascimento.

Em sua trajetória como poeta, é autor de vários cordéis e já publicou 3 livros:
- Veredas Nordestinas- Trovas etc. (contos) e- Violas e Cantadore.
Gravou 5 CDs, sendo 4 em parceria com outros cantadores.

Sócio efetivo do Clube dos Trovadores do Seridó/CTS, ocupava a cadeira número 9, que tem como patrono Júlio César da Câmara.

Era membro da Academia de Trovas do Rio Grande do Norte – ATRM, ocupante da cadeira número 38, cujo patrono é o acadêmico José Gotardo Emerenciano Neto.

Fonte : Blog do Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário