sábado, 25 de junho de 2011

Encontrei um companheiro ferroviário


Estação ferroviária de Mogeiro

Estação de Pilar

Oi Fabio, bom dia!

Li seu perfil no seu blog e vi que você foi telegrafista. Eu também fui telegrafista da Rede Ferroviária e trabalhei um tempo em Triângulo, ai vizinho, mas isso foi nos anos 60. Meu pai também foi da Rede Ferroviária e era chefe de estação, trabalhou em Mogeiro por muito tempo. Você foi da Rede ou dos Correios?

Um abraço,

Mário Gomes

Meu camarada Mário, em 24 de maio se comemora o dia do telegrafista, mas ninguém se lembra mais, porque é uma profissão extinta. O rádio, o fax e o computador substituíram o nosso velho e seguro código morse.

Trabalhei também na estação ferroviária do Triângulo, aliás, onde comecei minha carreira em 1976 com o chefe Dilermon Falcão. Como você sabe, o Governo deu quase de graça para a iniciativa privada nossas ferrovias, que hoje estão mais sucateadas e a maioria desativada. A velha estação de Mogeiro, onde seu pai foi chefe, há muito que virou casa mal assombrada e rancho de marimbondos. A histórica estação de Pilar, onde Zé Lins do Rego embarcava todos os dias para estudar em Itabaiana, também está abandonada.

Não fui exímio telegrafista, mas cumpri minha missão de pedir e conceder licença para os trens cargueiros e de passageiros, além de transmitir telegramas. Fui um profissional razoável. Tenho saudades dos meus tempos de ferrovia. Ainda hoje tenho sonhos recorrentes em velhas e decadentes estações ferroviárias, depois de mais de dez anos aposentado. Fui chefe da estação de Mari, na Paraíba. Trabalhei em Itabaiana, Entroncamento, Pilar, Ingá, Campina Grande, Galante, Soledade, Guarabira e João Pessoa. 

Foi um prazer saber de suas existência, meu caro camarada telegrafista. Somos verdadeiros museus vivos da memória ferroviária!

Um comentário:

  1. Amigo Fábio me desculpe em eu nâo ter mais entrado em contato com você, é que tive um tempo afastado mais estou de volta para trocarmos ideias eu acho que vc ainda tá lembrado de mim sou ex telegrafista da rede e trabalhei em triangulo com José falcâo, é só para aguçar a memoria. Um abraço Mário

    ResponderExcluir