sexta-feira, 17 de junho de 2011

Crônica de uma viagem que não houve


Eu com meu chapéu de cantador de xote, dono do meu universo imaginário, mas sem controle sobre os demais cantadores

Minha sorte está pouco favorável. Não só não fui a Aparecida como não terei ninguém para defender minha música no Festival do Ponto de Cultura Acahuan. Infelizmente, o cantor Túlio Melo alegou motivos particulares para não viajar. Eu, com forte crise de amigdalite, estou também fora de cena. Pronto. A mágica de uma viagem que seria dos sonhos transforma-se em chateação e frustração.

Ocorre que neste sábado teremos dois eventos já dominantes no meu círculo de interesse: o lançamento do livro de Arnaud Costa em Mari, na Loja Maçônica, e a estréia do programa “Alô comunidade” na Rádio Tabajara AM, às 14h. Cada qual com minha participação e entusiasmo. Porque nessas ocorrências cumpre-se meu sonho de levar a voz do povo para a mídia e a ambição de perpetuar a obra do meu pai para a posteridade.

A cada novo projeto em que aplico minhas forças e vontade é como o momento inaugural. Já fiz muitas vezes aquilo, mas cada nova ocasião é como se fosse a primeira. Gosto disso, porque vejo que mantenho a sintonia fina do interesse e empenho pela vida. Passeio por esses momentos como quem anda fascinado por um mundo de sonhos.

Mas a realidade logo vem com seu rigor e sua crueza. Eu nem ligo para ela. Serei eterno arlequim, farsante, cínico e amante dos devaneios e sonhos. Não perco a pose, igual àquele Senhor de Engenho de que fala José Américo de Almeida: para salvar as aparências, o ex-ricão vinha a pé para a cidade de Areia, todo empoado, batendo o rebenque nas botas e tinindo as esporas. Vendeu o cavalo, mas não perdeu a pose.

A despeito disso, tenho que reconhecer: vida de pobre não é uma existência, é uma expiação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário