quinta-feira, 2 de junho de 2011

Cineasta Vladimir Carvalho visita Pilar acompanhado de Maria Elizabeth, filha de José Lins do Rego


Foi na manhã do dia 1º de junho de 2011 que o ilustre cineasta e documentarista Vladimir Carvalho visitou Pilar, na companhia de uma das três filhas de José Lins do Rego, Maria Elizabeth Lins do Rego Veras, que reside no Rio de Janeiro e também é escritora. 

Vladimir fez uma palestra na Fundação Menino de Engenho, alusiva às comemorações dos 110 anos do escritor pilarense José Lins do Rego. Prestigiaram o evento o poeta pilarense (e agora filho adotivo de Itabaiana ) Antonio Costta, que declamou poesias homenageando a memória de Zé Lins e a sua terra natal. Acompanhado pelo poeta itabaianense Orlando Otávio que homenageou Vladimir Carvalho com a declamação do acróstico ITABAIANA, de sua autoria. Abrilhantaram também o encontro vários professores e diretores de escolas do município acompanhados do secretário de educação de Pilar, Linaldo de Sousa Guerra. Joaquim Soares, proprietário do Engenho corredor, onde nasceu Zé Lins, também se fez presente.

Após a palestra Vladimir Carvalho entregou um DVD original do filme O engenho de Zé Lins, à diretora da Fundação Menino de Engenho, Eurídice Simões, e presenteou a Biblioteca 03 de Junho (data do nascimento de Zé Lins) com vários livros literários. O cineasta ainda destinou, aos cuidados dos poetas Antonio Costta (Secretário Adjunto da Cultura de Itabaiana) e do poeta e compositor Orlando Otávio, que prestigiaram o evento, um boa quantidade de livros para serem doados à Biblioteca Arnaud Costa, do Ponto de cultura Cantiga de Ninar de Itabaiana.

Às 12 horas a comitiva seguiu para uma visita a casa grande do Engenho Corredor (onde nasceu Zé Lins) que está em fase de restauração e meia hora depois retornaram para a capital do Estado.

(Matéria de Antonio Costta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário