quinta-feira, 19 de maio de 2011

Sexta-feira tem encontro dos artistas em Itabaiana


Nevinha é uma artesão muito conhecida pelo seu trabalho em cerâmica
Vai ser na próxima sexta-feira, dia 20 de maio (20h), no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, a segunda reunião do Fórum Permanente dos Artistas e Produtores Culturais de Itabaiana, reunindo os que ousam produzir cultura em terras tão inóspitas, os camaradas e as companheiras carnavalescos, artesãos, poetas, dançarinos, músicos e teatristas. 

Para você ter uma ideia, meu caro leitor da Toca, só de boi de carnaval estão sendo esperados vinte e dois! Os mais famosos: Boi Mister Bomba (esse deve ser inspirado em Bin Laden), Boi Pássaro Dourado, Boi Pássaro Preto, Boi Endemoniado (esse deve seguir direto para Edir Macedo), Boi Castelo, Boi Furacão de Josemar, Boi Tornado (esses bois fazem até uma ventaniazinha!), Boi Estrela Dourada, Boi do Sangue, Boi Chicote de Ouro, de Zé Ronaldo, Boi Mister Bombinha (deve ser do grupo do Boi Mister Bomba, na versão infantil), Boi Dragão Vermelho, de Remilson, Boi Gavião Negro, de Bita, Boi Garotinho, Boi Nenem (da mesma raça do anterior) e o Boi Águia, da brincante Maria José. Essa curriola toda de bois vem atrás do Bloco Pica Pau e das tribos indígenas Filhos de Tupinambá e Assombrados da Floresta, abrindo alas para a Escola de Samba Imperatriz, de Biu do Vasco. Fechando o desfile, vem o Bloco dos Tourões, liderado pelo meu compadre Val Tourão e seus chifres de ouro.

A ideia é juntar essa moçada toda em torno do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar para promover o carnaval tradição de 2012, buscando apoio na Secretaria de Cultura do Estado através dos editais que deverão ser publicados. As propostas de incentivo também serão discutidas com mestres da música de raiz iguais a Mané Risadinha tocador de pífano, Cachimbinho gaiteiro, Joeldes artesão de madeira, Sueli Joventina e suas meninas bailarinas, Alex do Hip Hop, Diego pintor, a turma dos ursos do carnaval, os atores da Companhia Palco da Vida, Osiel artesão, do Alto do Bexiga, chargista Lucas Paulino, repentista violeiro Biu Salvino, poeta Orlando Otávio, Nevinha da Cerâmica, Ladjane da Associação Vovó Olívia, poeta Edriano Silva, Batata das bandas marciais e tantos outros artistas itabaianenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário