quarta-feira, 18 de maio de 2011

E nós, para onde vamos?


Prédio abandonado da União dos Artistas e Operários, a mais antiga entidade sócio-cultural de Itabaiana. Atualmente está sendo parcialmente reformado pela ONG Associação Memória Viva.
Do ponto de vista da ação política, Itabaiana não caminha para coisa nenhuma, não sai do nada. Já se fala em candidatos a prefeito para 2012, mas até agora nenhum deles teve a coragem de afirmar que pretende disputar a eleição. Uma cidade na estaca zero em quase tudo vai precisar de candidatos que tenham, além da lábia e dos esquemas politiqueiros e interesseiros, um discurso sobre gestão cidadã e democrática. Dizer o que é que Itabaiana precisa e como vai chegar aos objetivos. 

Do ponto de vista cultural, é forçoso dizer que regredimos na administração da senhora Eurídice. O jornal oficial A FOLHA deixou de circular e o Conselho de Cultura foi enterrado vivo. Não saiu do papel, não teve seus membros nomeados pela senhora Eurídice. Dizem que o motivo foi a presença, na lista de conselheiros, de algumas pessoas que não pertencem ao seu esquema político.  Não existe, nem jamais existiu um plano municipal de cultura, muito menos disposição do poder público para promover debates sobre o setor cultural itabaianense, entre a sociedade e o governo. Nosso carnaval tradição praticamente acabou, por descaso de quem teria o dever de investir nesse segmento cultural.

Esqueçamos esses anos de atraso. É dever dos que produzem algum tipo de atividade cultural na cidade contribuir para a construção de Políticas Públicas que fortaleçam o setor. Precisamos discutir o Plano Municipal de Cultura, mesmo que para o próximo gestor, porque a senhora Eurídice já deu o pouco que tinha de dar, ou seja, quase nada.

Nós do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar estamos tentando construir o Fórum dos Artistas e Produtores Culturais de Itabaiana como um espaço de articulação, intervenção, troca de experiências e debate, visando construir alternativas para o desenvolvimento social e cultural do município através das políticas culturais, com a participação ativa da sociedade civil. Já tivemos o primeiro encontro em 2010. Vamos nos reunir ainda em maio, convocando grupos artísticos locais, ONGs, produtores culturais e a Secretaria de Cultura do Município, o órgão que, teoricamente, teria um papel destacado como executor, indutor ou articulador de ações culturais.

O objetivo central do Fórum é estimular o debate e a ação cultural, propondo políticas culturais, estimulando relações de parceria e ações conjuntas na sociedade civil – em outras palavras, constituindo a esfera pública da cultura no município. 

A reunião do Fórum dos Artistas e Produtores Culturais de Itabaiana está marcada para o dia 20 de maio às 20h na sede do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, na rua Floriano Peixoto nº 136 – Itabaiana/PB. Celular para contato: 9165.6741


Um comentário:

  1. É triste mais é real.Itabaiana está sem rumo e em acentuado declive. também pudera, com as gestões das ultimas décadas nesse futuro presente não poderia ser diferente.Quem é culpado? O povo. Porque? elegeram e reelegeram caditados desprerados para administrar o municipio.Resultado! Cidade destruida, suja e sem futuro. Sitio histórico transformado em favela, mictório publico e outras coisas. E o povo continua na mesma acomodado e reclamando dos seus interesses pessoais , nunca coletivo (raras execeções). Onde vejo isso? No Blog politico da cidade Itabaiana.hoje.Enquanto o povo continuar com essas picuinhas de ataques pessoais, muitos até ofensivos e imorais, a lama vai continuar e nela Itabaiana se afundar.
    Orlando Araujo

    ResponderExcluir