sexta-feira, 8 de abril de 2011

Secretaria de Educação e Cultura de Sapé vai lançar o livro de Biu Pacatuba


Será no dia 19 de abril, às 16h30, na Biblioteca Central Augusto dos Anjos, em Sapé, o lançamento do livro “Biu Pacatuba – um herói do nosso tempo”, deste escriba que vos fala, onde se conta a história de um herói do povo, líder das Ligas Camponesas, filho da cidade de Sapé.

A família de Biu Pacatuba estará presente no lançamento do livro, que ganhou o Prêmio Patativa de Assaré do Ministério da Cultura no ano passado. Por aí se vê que o negócio é sério, e o meu livrinho tem certa qualidade.

Não gosto de escrever autógrafos, mas esse sacrifício consta da aliança que fiz com a família de Biu Pacatuba, quando selamos um conjunto de convenções que me dão direito de lançar meu livro onde quiser, mas não posso fugir de um lançamento na terra do nosso herói, onde ele é nome de uma escola pública no bairro da Nova Brasília. No acordo que fiz com a família, também me abstenho de tomar o coquetel que será oferecido por ocasião do lançamento do livro em Sapé, porque sou um alcoólatra em recuperação, mas terei toda liberdade de ler um pequeno discurso de improviso, onde agradeço à Editora A União, ao meu amigo poeta Rui Vieira, ao ilustre sapeense Derval Moreira, ao jornalista Nelson Coelho, ex-superintendente da União Companhia e Editora, e à minha amiga Maria Helena Malheiros, filha de Biu Pacatuba. Meu pai Arnaud Costa, morador de Sapé, estará presente ao evento, preparando-se para lançar também seu livro “Confissões esparsas de um rábula” no dia 30 de abril, na cidade Itabaiana.

Dito isto, quero dirigir um elogio à Divisão de Cultura da Secretaria de Cultura de Sapé pelo apoio que vem dando à cultura regional e à memória da cidade, dentro de um trabalho de políticas públicas culturais elogiável sob todos os aspectos. Exemplifico apontando o apoio que vêm dando ao Babau de Barra de Antas. A troupe de bonecos vai se apresentar no assentamento Padre Higino, dentro do projeto Arte & Cultura. Quero saudar os dignos bonecos Benedito, Cabo 70, Zé Rasgado, Simão e Etelvina, povo este que também faz parte da memória histórica de Sapé e região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário