segunda-feira, 25 de abril de 2011

O ator Francisco Hernandes lê meu livro




Francisco Hernandes é ator de teatro e capitão do Ponto de Cultura Arte para todos, de Cajazeiras. Esse meu compadre conheço de longas datas. Já foi presidente da Federação Paraibana de Teatro Amador, cargo que passou pra Balula e aí terminou essa aventura de tentativa de organização dos teatristas paraibanos. 

Hernandes é também membro da Associação Cajazeirense de Teatro, animador cultural, cabra bom de brigar a boa briga pela nossa cultura. Atualmente dirige a peça “Uma mulher para dois homens”, espetáculo que pretendo trazer para apresentação no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, de Itabaiana. 

Na foto, Hernandes posa com meu livro “A Voz de Itabaiana e outras vozes” na frente da Assembléia Legislativa da Paraíba, no dia 28 de abril, data em que fomos ao parlamento para buscar apoio para a continuidade das políticas públicas de cultura no país, notadamente para os pontos de cultura que insistem em sobreviver. 

Ele me contou um episódio de constrangimento da cultura em sua terra. O teatro Íracles Pires virou um bar. Bloquearam as portas para os artistas locais, impedem a participação democrática nesse equipamento público. O cantador e agora gestor público Chico César precisa saber disso. 

Lá como aqui, a Prefeitura menospreza o Ponto de Cultura. Os equipamentos do Ponto de Cultura de Cajazeiras estão na casa de Hernandes que adaptou seu quintal para servir como auditório. O prefeito de lá segue uma tendência de pensamento já consolidado em lugares atrasados gerenciados por pessoas de mentes primárias: cultura é um risco e é também supérfluo.

Um comentário:

  1. TRABALHEI COM O ATOR FRANCISCO HERNANDES NO ESPETÁCULO TEATRAL VENTO DO AMANHECER EM MACAMBIRA COM TEMPORADAS EM JAMPA, SAMPA & RIO DE JANEIRO. SOU FÃ DESTE ATOR GUERREIRO E DE SEU FILHO FRANKIN.

    giuseppemarcello.writer@r7.com
    COORDENADOR DO PONTO DE CULTURA CANTIGA DE NINAR

    ResponderExcluir