segunda-feira, 7 de março de 2011

Mocinha e Biu do Vasco

Zé Pereira

Ainda ontem me encontrei, em Itabaiana, com Mocinha Lopes Cavalcanti. Com sua jovialidade e alegria, e carregando nas lembranças a história dos antigos carnavais, preparava os últimos detalhes para a saída do Zé Pereira. Sem qualquer ajuda pública, buscava os amigos para que esse evento se tornasse realidade. Colocar o Zé Pereira nas ruas é o grande sonho, todos os anos, da obstinada Mocinha. Filha de Antonio Petronilo, outro grande folião, ela lembrava dos grandes blocos de frevo do passado, Taiobas e Pão Duro, dos quais seu pai participou por muitos anos.

Enquanto isso, passava em minha memória a fantasia assustadora que eu fazia, quando criança, do tal Zé Pereira, aquele homem de cabeça grande que ia chegar de trem, vindo de Pernambuco. O medo não sobrepujava a minha curiosidade infantil e eu esperava, não tão ousada, mas um pouco receosa, a passagem do Zé Pereira entre muito frevo e foliões.

Não menos incansável, e lutando para que sua Escola de Samba possa sair na avenida, Biu do Vasco, também como Mocinha, sem ajuda financeira, não desanima e busca, entre amigos e aficionados do carnaval, a mesma possibilidade de abrilhantar e trazer, à lembrança do povo, as raízes da cultura itabaianense.

Parabéns aos dois, merecedores dos nossos aplausos.

Margaret Santiago Bandeira

Publicado no blog www.itabaianapbmemoria.blogspot.com

Um comentário: