quarta-feira, 16 de março de 2011

Hospital de Itabaiana fecha as portas depois de quatro anos de agonia

Funcionários do Hospital protestam nas ruas de Itabaiana


O Portal Correio anunciou que “o Hospital Filantrópico São Vicente de Paulo de Itabaiana, que presta serviço aos municípios da região do Agreste paraibano há mais de sete décadas, fecha as portas nesta sexta-feira (18). O anuncio foi feito nesta quarta-feira (16), pelo diretor da unidade hospitalar, Heráclito Morais. Ele alertou que as internações, cirurgias e atendimentos ambulatoriais estarão suspensos”.

O motivo do fechamento foi o corte do convênio com a Prefeitura, “que reduziu de R$ 110 mil para R$ 68 mil o repasse. Funcionar com esse valor é impossível. Estamos com muitas dívidas acumuladas com energia, água e outros serviços essenciais para manter o hospital aberto”, comentou Morais.

O blog Toca do Leão foi buscar no fundo do baú uma entrevista que a prefeita dona Dida concedeu ao jornal Tribuna do Vale em 2008, no começo de sua segunda gestão, sobre este tema. Resumo do que disse a prefeita:

A Secretaria Municipal de Saúde de Itabaiana está com os repasses financeiros para o Hospital São Vicente de Paulo sendo realizados sistematicamente sem interrupção, inclusive com os devidos reajustes. Apesar de ser filantrópico, o Hospital deveria atender parte da demanda de forma gratuita, mas não o faz, além de não avançar na melhoria da oferta de serviços médicos. Se uma parturiente chegar ao hospital e necessitar realizar uma cesariana de urgência, não existe anestesista de plantão todos os dias, no hospital. Se houver um acidente com um munícipe de Itabaiana e esse precisar de cuidados cirúrgicos - também não tem cirurgião e anestesista todos os dias, para atende-lo; não tem pediatra para atender às crianças do município; não tem laboratório funcionando no Hospital 24 horas para um apoio diagnóstico; o hospital não realiza ultrassonografia para o SUS; o hospital não disponibiliza a ambulância sempre, para os pacientes que precisam de deslocamento. Além disso, não contratou novos profissionais, não adquiriu equipamentos e principalmente, não melhorou sua resolubilidade. Enfim, a resposta do Hospital aos recursos recebidos é insuficiente para a necessidade da população de Itabaiana, afirmou a prefeita Dida Moreira”.

Um comentário:

  1. eu eu pensei que tinha visto de tudo em Itabaiana. Infelizmente mais uma vergonha para a cidade.
    Mais um desfalque nos serviços aos munícipes.
    Mais uma prova que a administração local perdeu o controle e a noção da expressão "administração"
    É muito triste e vergonhoso.
    Lamentavelmente,

    Eduardo Matarazzo

    ResponderExcluir