sábado, 5 de fevereiro de 2011

Recados do blog de Marconi



Meu amigo Marconi Xavier tem um blog difusor das coisas de Itabaiana que é o mais acessado da região, pela capacidade que tem Marconi de interagir com a notícia de forma apaixonada e, por vezes, radical.


Na sessão de recados, não causa surpresa a paixão e a ira dos comentários. Tem gente que deseja a morte da prefeita dona Dida, outros querem que ela vá para a França com passagem só de ida. Os mais complacentes dizem não acreditar na Justiça para deter o crime ambiental que se verifica no rio Paraíba, vítima de estupro no seu ecossistema.


Uma boa parcela dos internautas visitantes do blog “Itabaiana Hoje” reclama do desinteresse da Prefeitura em resolver o caso dos candidatos aprovados em recente concurso e até agora não convocados. Tirando as ofensas pessoais, vejo que isso é um fenômeno salutar em nossa frágil democracia. Uma parcela do povo está podendo extravasar sua opinião, comentar os problemas da sua comunidade.


Eu vejo a coisa assim: a intolerância de alguns é proporcional ao descaso com que o poder público trata a opinião pública. Jamais se viu um esclarecimento que seja da Prefeitura, da Câmara ou do Ministério Público sobre os temas motivadores das manifestações online.


Não queremos troca de ofensa, mas esclarecimento e diálogo. Já passamos daquele estágio mais primitivo em que a população vivia totalmente alienada, à mercê dos crápulas e exploradores civis, militares e eclesiásticos. Agora, de tudo se sabe, mesmo superficialmente. Fala-se até do padre da paróquia. O ente público deve explicações à sociedade que o mantém. Está na hora do diálogo, dentro das normas da civilidade. Com as facilidades de expressão na vida online, eis a chance do exercício da cidadania em toda sua plenitude.


No caso do estupro do rio Paraíba, colega meu de Cabedelo enviou mensagem para a prefeita dona Dida, solicitando esclarecimentos para matéria que estava redigindo sobre o assunto. Não recebeu resposta alguma. Estar preparado para o diálogo e respeitar opiniões divergentes é dever das ditas autoridades.

Eis as perguntas formuladas e não respondidas:


Recebemos notícias de que a Prefeitura Municipal de Itabaiana autorizou a exploração mecânica da areia do rio Paraíba, que deságua aqui em nossa cidade, e gostaríamos de obter de Vossa Senhoria algumas informações, como as que seguem, para melhor embasar nosso noticiário:


01- Qual a empresa autorizada a explorar a areia do rio Paraíba em seu município?

02- Foi feito estudo ambiental para fundamentar essa licença?

03- Quais as áreas que estão sob o controle da empresa mineradora?

04- O Ministério Público já se manifestou a respeito do assunto?

05- A Câmara Municipal aprova a execução desse serviço?

06- Por quanto tempo está a empresa autorizada a explorar a areia do rio?

Esperando suas respostas na certeza de que Vossa Senhoria não se negará a prestar informações de interesse público, e desde já agradecendo a atenção,


Nenhum comentário:

Postar um comentário