quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Na cozinha da História com Luciano Marinho


Cada um de nós precisa encontrar sua própria missão de vida. E cumpri-la. Fico feliz em saber que meu amigo Luciano Marinho encontrou a sua missão de vida, que é preservar a história e a cultura de sua terra natal, a centenária Itabaiana do Norte.


Luciano Marinho é formado em gastronomia, proprietário de um restaurante e do Sivuca Cultural Café em Itabaiana. É um mestre na arte de cozinhar e associar os alimentos para deles retirar o máximo benefício.

Além de suas aptidões como cozinheiro e empresário, Luciano Marinho alarga seu foro de interesses na pesquisa e experimentação de antigas receitas da culinária da cidade, como a broa de dona Margarida, o bolo de seu Felipe e seu famoso requeijão, a broa e o sequilho incomparáveis de Antonio Felizardo, outro artista do fogão especialista nessas comidas, produtos da culinária famosa de Itabaiana que passa de pai para filho.

Luciano Marinho fundou a Associação Cultural Memória Viva, destinada a promover atividades de fomentação da identidade cultural de Itabaiana, valorizando seus bens materiais e imateriais, aí incluída a culinária. Divulgo essas informações no meu livro “A Voz de Itabaiana e outras vozes”, que Luciano gentilmente está vendendo no seu restaurante. Do amigo Luciano recebi a seguinte mensagem:

Amigo Fábio:

Gostaria de manifestar minha grande satisfação em ver a cultura de Itabaiana tão fielmente retratada nas páginas do livro "A voz de Itabaiana e outras vozes", escrita pelo nobre poeta. Fico lisonjeado por ter-me citado como também tantas outras figuras que marcaram o cenário itabaianense, desta nossa terra sofrida e por muitas vezes esquecida pelos seus filhos.


Desejo sucesso em sua obra, como já tem obtido em tantas outras que exaltam a nossa terra e espero que possamos trabalhar cada vez mais unidos pelo engrandecimento da cultura de Itabaiana.

abraços

Luciano Marinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário