sábado, 26 de fevereiro de 2011

Deus não dá esmolas


Hoje é dia de branco. Desânimo, cansaço, letargia. Não tenho assunto para a postagem, por isso mando procês três frases que colhi ao acaso.

“As três coisas mais difíceis do mundo: guardar um segredo, perdoar uma injúria e aproveitar o tempo”. Essa, não lembro onde vi. Fico devendo o crédito. Diz que é de Benjamin Franklin, político e cientista americano.

“Deus não dá esmolas”. Ouvi esta frase em um CD que ganhei do SESC, com músicas selecionadas na Mostra Sesc de Música Paraibana, incluindo a “Canção do desterro”, melodia do poeta Hugo Tavares com letra minha. A frase está na letra da música “Rebento”, de Júnior Targino e Fernando Moura:

“E a lembrança do vazio que um dia fora

Com a chegada do guri mandei embora

Esse presente dado pela natureza

E a certeza de que Deus não dá esmola.

A frase está em um contexto poético mais difuso. Entendendo, porém, que se existe Deus, ele não te dá nada. Você recebe aquilo que merece. Não adianta pedir. Só vem se tiver crédito.

Legal a frase. O cantor e compositor gospel Waldecy Aguiar gravou a música “Deus não dá esmola”, onde tem esse verso:

Deus não dá esmola pra ninguém (bis)
O chão onde a gente pisa.
O ar que a gente respira.
A água que mata a sede e enche o mar.
Tudo é obra de Deus.
Tudo do alto vem.

A outra frase, vi durante partida de futebol do campeonato português na TV fechada.

“Eu não sou o melhor, mas ninguém é melhor do que eu”. Tomei nota e depois descobri que se tratava de um comercial de banco, com o treinador José Mourinho. Esse rapaz diz que é o melhor treinador do mundo. É conhecido pela arrogância. Na propaganda, o técnico português diz que "há quem me ache arrogante por dizer que sou o melhor, o número 1. Mas não é exatamente assim: eu não sou o melhor, mas ninguém é melhor do que eu". Ganhou um milhão de euros pra dizer isso na propaganda do banco.

Em outro contexto, a frase de Mourinho poderia significar igualdade entre seres humanos. Uma puta frase para campanha contra o racismo, a diferenciação social, xenofobia e nacionalismo que são um problema global. Pena que a expressão sirva apenas para um megalomaníaco ganhar fortuna de um banco, esse equipamento criado para roubar a humanidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário