domingo, 30 de janeiro de 2011

Entrando na grande área

É a chamada zona do agrião, onde tudo acontece. Na grande área é de onde parte a maioria dos arremates que se convertem em gol. É naquele espaço do campo onde os zagueiros fazem as faltas mortais que redundam em pênaltis.

Pesquisando no Google onde tudo se sabe, fiquei sabendo que a zona do agrião refere-se à grande área, onde todas as jogadas são de grande importância, tanto para quem ataca, como para quem se defende. O significado desta expressão está no cultivo do agrião, uma planta herbácea aquática, em terreno alagadiço, onde as pessoas têm que se movimentar com cuidado. Por extensão, região crítica. A criação desta expressão é creditada ao jornalista João Saldanha.

Pois estou entrando na zona do agrião, uma região crítica para quem passa dos cinquenta anos de idade. A partir de agora, depois dos 55, tudo é muito perigoso, qualquer movimento em falso converte-se em gol contra. Você vai ter que pensar duas vezes antes de comer aquele prato que é o seu favorito ou degustar aquela fruta que foi objeto dos seus sonhos durante a vida toda. Você ainda faz parte do jogo, mas está cansado aos 40 minutos do segundo tempo, a grande área cada vez mais ameaçadora.

Naquele pequeno pedaço do campo, o atacante perde tantos gols, o defensor comete tantos pecados, tantas besteiras. O normal é ficar sem o domínio da força na grande área, perder a paciência, cometer deslizes. Que experiência que nada! Falta perna, fôlego, brilho do raciocínio. A cabeça ta embotada pela fadiga, o goleiro cada vez mais exigente, a bola mais pesada. Bater o tiro de meta é um alívio. Mas o vento está soprando na direção contrária. O goleiro sai em falso, tem que improvisar, se sente incapaz de construir seu próprio destino.

A causa dos pesadelos do jogador na grande área: a frustração por não ter feito um bom jogo e a responsabilidade de manter o placar, ou amplia-lo, ou empatar a partida. A indigência do atacantezinho do timezinho de subúrbio impossibilita-o de executar o gol de honra. Condenado a deixar o campo sem honra, com a dignidade arranhada na grande área.

Como é ameaçadora a grande área, a tal zona do agrião! O stress da grande área só não é maior do que a certeza do fim do jogo e a incerteza da sobrevivência no vestiário, para voltar na outra partida e causar a vibração do locutor:

--- Cooooorta a zaga de qualquer maneira, mandando o balão para escanteio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário