sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Vamos fazer uma quizumba?


Minha comadre Clareana Cendy fez uma quizumba para os orixás mandarem inspiração e ela acabou desenhando a nova logomarca da Rádio Zumbi, que a Toca do Leão estampa neste post. Eu gostei.

A Mãe Madame Preciosa vai fazer uma quizumba neste fim de ano para ajudar o governo de sua xará (Madame Preciosa carrega o nome de Dilma Maria da Conceição). “Ela vai honrar as mulheres e eu vou honrar os orixás para que o Brasil fique mais feminino, porque a gente não chegou ao poder para nada. É o momento de dar mais atenção aos problemas da mulher: saúde, trabalho, aposentadoria aos 48 anos, cota de emprego nas empresas, transporte exclusivo nos trens e ônibus, nenhuma presença masculina nas delegacias das mulheres e direito de arrumar outro macho que lhe satisfaça caso o seu atual companheiro esteja com problemas”. Pelo visto, Madame Preciosa quer o céu na terra para as meninas. Só faltou pedir café na cama.

“Vou fazer uma quizumba pra ela cair do avião e morrer, essa desgraça da Dilma” – Val Castiel, uma internauta arretada com a Presidenta, no endereço: http://msn.bolsademulher.com/forum/amor/f53/156860/

O DJ Ronaldo da Antena vai fazer uma quizumba para nunquinha na vida ter que botar pra tocar o disco do professor, filósofo, cantor e compositor itabunense Fernando Caldas, uma espécie de corno pós-moderno e sem preconceitos. A música do cara é ruim que só os bolerões do “poeta das estrelas” Wilson Reis, irmão do meu compadre Normando Reis. O cantor baiano não chora sua dor de corno, mas promete lascar o urso e a adúltera. Sua música de maior sucesso: “Eu vou dar pra teu amante só pra te sacanear”.

Os moradores das ruas da Lama e Boca da Mata em Itabaiana vão fazer uma quizumba para que a prefeita da cidade mande limpar o canal que passa em frente às suas casas. Achando pouco a fedentina, ela mandou construir um mictório público na praça. “Ta de dar nó nas tripas”, disse um morador, arretado da vida. A catinga inspirou esses versos enojados de um poeta bebinho da Praça 24 de Maio:

Oh, cloaca miserável
Virada pro céu azul
O urubu diz à garça
E a garça ao urubu:
Mui estúpida essa raça
Vão todos tomar no cu!

(Dizem que o bebinho se chama Eliel José Francisco, mas não há provas dessa autoria).

No dia 17 de março será comemorado o Dia da Cultura Negra, e a Rádio Comunitária Zumbi dos Palmares, do bairro Ernesto Geisel em João Pessoa, pretende fazer uma quizumba para comemorar a data. A rádio, agora sob nova direção de Fabiana Veloso, é uma espécie de porta-voz do movimento negro da Paraíba. Orlando de Sônia vai tocar tambor na dita quizumba. É pagode até umas horas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário